[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Bandeirolas, balões e muito ensaio. Assim está o clima da Escola Municipal de Ensino Fundamental Laonte Gama que se prepara para comemorar as festas mais tradicionais da região Nordeste. Os festejos juninos esse ano da instituição de ensino, localizada no bairro Santa Maria, serão realizados em dois dias.

Na sexta-feira, 17, às 19 horas a festa será destinada aos alunos do turno da noite, que em sua maioria são adultos e no sábado, 18, às 17 horas a animação será para as crianças e os adolescentes dos turnos da manhã e tarde que correspondem a 1ª à 8ª séries.

De acordo com a coordenadora pedagógica Célia Santos Monteiro, realizar duas festas surgiu da necessidade de atender um pedido dos próprios alunos. “A maioria dos nossos alunos da noite trabalha durante o sábado e eles também queriam comemorar o São João. Por isso resolvemos fazer uma festa só para eles”, explicou.

A festa dos adultos terá barraca de comidas típicas, correio do amor, concurso para eleger “Garota Caipira”, concurso de dança, casamento caipira, além das quadrilhas de todas as turmas. Já a festa da garotada será marcada pela representação dos diversos ritmos que marcam os festejos juninos como a dança de coco, o pisa, o xote, o xaxado, e as cirandas.

Nas duas festas serão sorteados balaios e brindes e ainda terá a famosa disputa pelo pau de sebo. “À medida em que os alunos chegarem na escola receberão um número para que seus pais possam concorrer ao sorteio dos brindes e do balaio. Já o pau de sebo virou tradição em nossas festas. Sem dúvidas é um dos momentos mais contagiantes e engraçados”, disse Célia Monteiro.

A coordenadora pedagógica destaca também a importância de manter viva nos alunos a tradição cultural do Estado. “Os alunos adoram comemorar os festejos juninos. Eles sempre participam da preparação da festa e não faltam a nenhum ensaio. Sem contar que é sempre muito prazeroso passar para os nossos alunos os valores da nossa cultura e tradição”, finalizou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.