[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante todo o dia de ontem, 26, as escolas municipais de Ensino Fundamental Oscar Nascimento e Presidente Vargas celebraram juntas o Dia do Surdo. A comemoração, que ocorreu também em várias escolas da rede municipal, reuniu dezenas de alunos na Oscar Nascimento, situada no bairro Santo Antônio, pois é uma das unidades da rede que trabalha diretamente com crianças portadoras de deficiência auditiva, tendo, inclusive, o coral “Mãos Falantes”, compostos por crianças com e sem problemas de surdez.

O objetivo principal da comemoração foi aproximar ainda mais as crianças com este tipo de deficiência das que não possuem, para que desta interação resulte um eficaz desenvolvimento educacional e processo de inclusão social dos surdos.

A Linguagem Brasileira de Sinais faz parte do cotidiano de professores e alunos da escola Oscar Nascimento, que atende 16 alunos da região e outras seis crianças de outras instituições, todas com problemas de surdez. A unidade de ensino possui três professores especialmente capacitados para realizar o processo de inclusão. Também possui sala completamente adaptada para este tipo de atividade.

Durante a comemoração, os alunos da 1ª série apresentaram um número musical e uma historinha infantil para os colegas da escola. Para que todos pudessem entender o que estava sendo transmitido, a garotada se encarregou de interpretar para ou ouvintes e não ouvintes tudo o que estava acontecendo.

“Sempre trabalhei com crianças especiais, mas quando cheguei aqui tudo foi diferente, pois aprendi a linguagem dos surdos, o que facilitou ainda mais meu relacionamento com as crianças. Além disso, a escola realiza aulas de coral para fazer, e está fazendo, com que os estudantes aprenderem com mais animação. Também convidamos os pais para aprenderem a Libras”, disse a coordenadora geral da EMEF. Oscar Nascimento, Denise Carvalho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.