Escola de Artes Valdice Teles realiza curso de capacitação sobre ensino e aprendizagem para alunos especiais
O encontro, que teve como temática a loucura, foi ministrado por representantes do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) Arthur Bispo do Rosário, do bairro Siqueira Campos. O diretor da escola, professor José Eugênio Enéas dos Santos, comentou sobre a união entre as duas unidades. “Fizemos uma parceria com o CAPS, pois estamos preocupados com a questão da inclusão social”, disse.
Ele informou que muitos alunos portadores de necessidades especiais estão matriculados nos cursos de teatro, pintura, dança e instrumento musical. “Eles estão vindo através de projetos desenvolvidos por instituições. Recebemos alguns usuários do CAPS e outros alunos com deficiência visual ou auditiva, que procuram a escola por iniciativa própria. Nossa meta é fazer outras parcerias e aumentar essa inserção”, comentou.
O diretor explicou que os professores da escola já sentiam a necessidade de discutir projetos pedagógicos voltados aos alunos especiais. “Convocamos os professores para esse momento de reflexão, porque eles precisam compreender a realidade desse público. É importante que eles estejam preparados para atender a demanda e a diversidade”, frisou.
O representante do CAPS Arthur Bispo do Rosário, Marcelo Elias, disse que a instituição desenvolve um trabalho de conscientização da sociedade. “Queremos destruir os muros internos e o estereótipo do louco como um ser perigoso e incapaz”, defende.
Ele acredita que as aulas na Escola de Artes podem contribuir sensivelmente com essa empreitada. “A arte é um meio de transformação, que ajuda a destruir os preconceitos, porque dá significado à vida do indivíduo. As atividades artísticas além de melhorar o rendimento escolar aumentam a auto-estima e a qualidade de vida dos usuários do CAPS”, finalizou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]