[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o objetivo de afirmar a proposta de capacitação da Rede Básica, mais uma equipe de novos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está recebendo treinamento. Desta vez a capacitação está voltada para os profissionais que vão atuar no Programa Saúde da Família e coloca em pauta a importância do olhar sobre o território para identificação de riscos e controle de epidemias.

O treinamento ocorre hoje e amanhã, dias 4 e 5, durante todo o dia no Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps). A equipe é formada por 120 novos funcionários, subdividida em duas turmas que integra médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Eles recebem orientações e desenvolvem os temas através da apresentação de propostas de trabalho, que enfocam a atividade de equipe sem desconsiderar a especificidade de cada profissional.

Doenças como hanseníase, tuberculose e dengue estão sendo abordadas pelos participantes nos grupos de trabalho, que também levantam uma discussão sobre os procedimentos de vigilância epidemiológica e de assistência aos agravos crônicos de cada região. Em seu campo de trabalho esses profissionais devem saber trabalhar com o acolhimento de risco, que é feito a partir do acolhimento individual, pois considerando que existe um envolvimento entre comunidade e Unidade de Saúde, a demanda coletiva pode ser detectada. Isso permite o desenvolvimento de práticas com maior efetividade, já que se trabalha com a realidade de cada lugar.

“Promover Saúde não é se restringir ao que acontece dentro da Unidade com cada indivíduo. A Saúde deve atentar para coletividade e as condições de vida das pessoas que fazem parte do território. Isto significa a inclusão de questões que se encontram além da clínica individual”, afirmou a coordenadora do Ceps, Cláudia Menezes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.