[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) já começou a distribuir os cartões inteligentes da bilhetagem eletrônica. A entrega, iniciada na semana passada, está sendo feita nas escolas da capital. Hoje, quinta-feira, equipes da SMTT estarão concluindo a entrega nos colégios Atheneu, Arquidiocesano, Amadeus e Dom Luciano, depois de terem passado pelas escolas Presidente Vargas, Santa Rita de Cássia, Anísio Teixeira e Jaime Araújo. Ao fim dessa primeira etapa, aproximadamente 5.700 cartões terão sido entregues.

Estão recebendo os cartões alunos já cadastrados na SMTT no primeiro semestre deste ano. A primeira via é gratuita e não precisa ser solicitada. É necessário apenas que os dados dos estudantes estejam no banco de dados do órgão. A previsão é que todas as carteiras – aproximadamente 100 mil – sejam trocadas por cartões até setembro. De acordo com o coordenador de passe escolar, José Augusto Machado, os alunos cadastrados no segundo semestre já vão receber cartões para que não seja necessário fazer a substituição. “Vamos dar prioridade a esses estudantes, porque eles ainda não têm carteira e precisam ter acesso à meia-passagem”, diz.

Além de dar direito à meia-passagem em qualquer dia da semana, conforme anunciado pelo prefeito Edvaldo Nogueira no último dia 17, os cartões também podem ser utilizados para o pagamento de meia entrada em cinemas, teatros, casas de shows, etc. “Quem receber o cartão por último não será prejudicado, porque a carteira tradicional vai continuar valendo até que haja a troca”, esclarece o coordenador.

Segundo ele, a recarga pode ser feita nas sedes da SMTT e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), localizadas no Distrito Industrial de Aracaju (DIA), mas a Prefeitura de Aracaju está viabilizando também a instalação de pontos de recarga em agências bancárias e dos Correios.
“Além disso, estamos criando a Central do Estudante, que vai funcionar na rua Santo Amaro, no Centro da capital. A finalidade é atender os alunos que querem solicitar a segunda via do cartão, informar sobre a perda ou roubo, tirar dúvidas ou ainda colocar créditos nos cartões”, explica.

Entrega

As equipes responsáveis pela distribuição vão de sala em sala. No momento da entrega, os estudantes assinam um documento que autoriza o cancelamento da antiga carteira e podem tirar dúvidas. De acordo com Nária Maria da Silva, que integra uma das equipes, os alunos recebem um manual de bolso contendo informações gerais sobre o cartão e a bilhetagem eletrônica.

Além de trazer dicas de conservação, o manual informa também que é necessário apresentar o cartão ao cobrador para que ele verifique a foto que fica no verso. É esse procedimento que impede a utilização por outra pessoa. O manual traz ainda o telefone do Serviço de Atendimento ao Cidadão da SMTT – 3226-2500, através do qual o estudante pode informar a perda ou roubo do cartão e solicitar o bloqueio imediato do mesmo.

Vantagens

Os estudantes constituem o segundo grupo a utilizar o cartão inteligente. Os primeiros foram os motoristas e cobradores das empresas de transporte, que já experimentaram a bilhetagem eletrônica. A implantação do novo sistema, instituído através de um decreto assinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira no dia 13 de junho, será gradual, visto que o número de usuários é expressivo.

Depois dos estudantes, seguindo o cronograma da Setransp e da SMTT, vão receber o cartão idosos e portadores de necessidades especiais. Os últimos, que formam o grupo mais numeroso, serão os trabalhadores que utilizam o vale-transporte.

Todos os ônibus já têm o aparelho validador, indispensável para o funcionamento da bilhetagem eletrônica. É ele que vai liberar a catraca do ônibus, depois que o passageiro aproximar seu cartão, onde estarão creditados valores referentes à tarifa.

Para os empresários, o maior benefício é o fim do comércio ilegal de passes escolares e vales-transporte. Para a população, as vantagens são o conforto, a agilidade e segurança, uma vez que não vai mais haver demora nem dificuldade para receber o troco e, além disso, os ônibus não serão mais alvos freqüentes de assaltos, porque haverá uma redução expressiva na quantidade de dinheiro nas gavetas dos cobradores.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.