[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A assistente social Marta Gama, secretária interina da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, receberá amanhã, dia 4, a partir das 9 horas a visita da equipe técnica do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. A equipe veio a Aracaju observar o andamento das ações do Projeto Cidade Criança para fazer uma avaliação quantitativa e qualitativa do programa.
O Projeto Cidade Criança é realizado pela Prefeitura de Aracaju através da Semasc – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania –, e é voltado para o fortalecimento e expansão da política municipal de atendimento à criança e adolescente de Aracaju. A Rede Cidade Criança foi lançada oficialmente pelo prefeito Marcelo Déda em março de 2001, com o apoio do BNDES, que investiu mais de R$ 1,4 milhão. A prefeitura também conta com o apoio da Unicef e de ONGs – Organizações Não Governamentais.
Fazem parte da Rede 40 organizações entre governamentais e não governamentais com mais de 32 instituições integradas. A parceria permite o desenvolvimento de atividades de Proteção Integral, Informatização e Sustentabilidade. Na proteção Integral, foram criados 20 núcleos de Atendimento Integrado para Crianças com práticas de atividades sócio-culturais e de resgate e fortalecimento dos laços familiares de crianças e adolescentes atendidos pelo programa.
Na informatização, existe uma implantação da Rede On-line onde são interligadas todas as instituições que prestam assistência à criança e adolescente com oferta de um cadastro único de serviços no município, permitindo que sejam conhecidos os serviços prestados, o atendimento às estatísticas, demandas reprimidas e necessidades em curso. Com a aplicação dos recursos do financiamento do BNDES, a Rede se torna auto-sustentável.
O FMDCA – Fundo Municipal de Direito da Criança e do Adolescente – constitui-se num dos meios de sustentabilidade da Rede, que através de marketing mobiliza a sociedade civil a dar sua contribuição por meio de captação de recursos, tendo as doações feitas por pessoas físicas e jurídicas, que se tornam principais fontes de receita. Também são destinados à Rede recursos orçamentários do Município, do Estado e da União.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.