[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) realizará no dia 17 de abril, terça-feira, no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dórea, a partir das 8h, um seminário com o tema “Ensino Médio Integrado: Identidade, Legislação, Iniciativas e Perspectivas. O objetivo é discutir um plano de ação voltado para a integração entre os ensinos médio e profissionalizante. “A finalidade do trabalho é concretizar esse projeto em Sergipe, buscando o melhor caminho, por meio do diálogo com diversos setores da sociedade”, disse a professora Isabel Ladeira, diretora do Departamento de Educação (DED/SEED). 

A proposta do seminário é refletir sobre a necessidade de integração entre a formação geral e as atuais exigências sociais ligadas ao setor produtivo, como requisitos indispensáveis para o fortalecimento da cidadania. “Para isso vamos discutir um plano de ação para a implantação do Ensino Médio Integrado e conhecer a legislação pertinente ao tema”, explicou Isabel Ladeira. A educação profissional técnica de nível médio pode ser desenvolvida, segundo o Decreto nº 5.154, de 23 de junho de 2004.

O seminário

A abertura do evento será feita pelo secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima. Em seguida será realizada uma mesa redonda com o tema “A Identidade do Ensino Médio e a Proposta de Integração”, com a participação do Prof. Dr. Itamar Freitas, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e da Profª Dra. Lúcia Lodi, diretora de políticas públicas do Ensino Médio do Ministério da Educação (MEC).

“Integrado à Educação Profissional, o Ensino Médio dá ênfase à formação científica e tecnológica fundamental para o setor produtivo”, afirmou Lúcia Lodi. Segundo ela, o ensino médio tradicional não oferece perspectiva profissional para o estudante. “Com essa integração o aluno será formado para atuar no mercado de trabalho logo que concluir o ensino médio”, acrescentou. 

No período da tarde, o debate estará voltado para a legislação do Ensino Médio Integrado, com a professora Vânia do Carmo Nobili, representando o MEC, e sobre a situação em Sergipe, onde a professora Ritanael Alcântara, diretora do Serviço de Educação Profissional (SEPRO/DED/SEED), irá destacar as primeiras ações e as perspectivas para a consolidação da integração em 2008.

O seminário será voltado para diretores e coordenadores das Diretorias Regionais de Educação (DREs), representantes da Escola Normal, técnicos do DED, representantes do movimento sindical, de instituições ligadas ao setor produtivo e de serviços da economia, das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec) e de de Trabalho, Juventude e Promoção da Igualdade, e diretores das escolas com perspectiva de implantação do Ensino Médio Integrado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.