[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Após a participação no Encontro Nacional de Cegos realizado em Aracaju, alunos do Centro de Atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais (CAP) estão conscientes de seus direitos e deveres na sociedade em que vivem e sentem-se fortalecidos diante da possibilidade de busca e conquista de novos horizontes. “Eles ficaram cientes de suas responsabilidades, descobriram que não é apenas o apoio do poder público que poderá mudar a situação. Dependem de forma determinante da atuação deles mesmos, na luta pelas suas próprias conquistas”, declara Margarida Teles, coordenadora do CAP, órgão mantido pela Prefeitura de Aracaju através da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Durante o encontro os deficientes visuais adquiriram noções de contabilidade, marketing, recursos humanos e formas de liderança de associações, além de conquistar novas amizades, como declara Edvaldo Serafim. “Pudemos tirar nossas dúvidas em relação a diversas ações que integram os deficientes, além de conhecer outras pessoas de vários estados nordestinos que também estavam presentes. Foi um período de grande aprendizado e descobertas”, conta.

Já para o aluno Robyson de Santana, a demonstração de exemplos concretos de pessoas que enfrentaram as dificuldades e conquistaram seu espaço foi de fundamental importância para todos os presentes se sentirem vencedores. “Além das informações teóricas que um líder precisa ter, tivemos exemplos de deficientes com um maior grau de instrução que o nosso e que hoje tem seu espaço conquistado. Isso demonstra que podemos também contribuir com a sociedade com o nosso desenvolvimento profissional e social, que podemos enxergar novos horizontes”, declara.

O Encontro Nacional para Cegos foi promovido pela União Brasileira de Cegos (UBC) e a União Latino-Americana de Cegos (Ulac) com o apoio da Semed e da Associação de Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise). O objetivo do evento foi capacitar deficientes visuais, tornando-os aptos ao mercado de trabalho e também líderes de associações, despertando a consciência de seus direitos e deveres.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.