[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realizou na manhã desta sexta-feira, 25, uma reunião com representantes de órgãos e secretarias do Governo do Estado e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O encontro discutiu propostas para aperfeiçoar as iniciativas estaduais voltadas para agricultura familiar.

Na ocasião, foram destacados os principais programas da agricultura familiar, a exemplo do projeto de fomento a integração territorial através da implantação das Feiras Livre e Agroecológicas, criado pela Seides. O programa foi elaborado para enfrentar e superar a fome, o subemprego, o pouco aproveitamento da capacidade produtiva dos agricultores familiares, além da concentração de renda.

A feira deve proporcionar a articulação e fortalecimento das redes de economia solidária e produção agrícola convencional em modelo de conversão para a agroecológica das famílias atendidas por programas sociais como o bolsa família, e que vivem em situação de vulnerabilidade social.

A secretária da Inclusão Social Eliane Aquino, ressaltou que programa terá como meta “uma distribuição de riquezas através de renda justa, independência das famílias, contato direto com o consumidor, além de segurança alimentar para quem produz e para quem consome os alimentos”.

Para o secretário do Desenvolvimento Territorial, do MDA, Humberto Oliveira, o encontro foi muito produtivo. “Enfrentamos os temas abordados de forma bastante abrangente, olhando os vários aspectos de apoio a agricultura familiar em Sergipe. Ficamos muito entusiasmados com a possibilidade de melhorar ainda mais essa relação entre o Governo do Estado e o Governo Federal. As ações discutem, de modo particular, as iniciativas que estimulam a comercialização  dos produtos da agricultura familiar”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.