[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Pedagogos e coordenadores pedagógicos estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 4, para o “Encontro de Pedagogos da DEA” no auditório do Centro Profissionalizante José Figueiredo Barreto. O auditório lotado confirmou o desejo dos pedagogos em atualizarem seus conhecimentos e conhecer as práticas exitosas dos colegas.

A diretora de Educação de Aracaju (DEA), Nádia Maria da Silva, ressaltou a importância do encontro como uma oportunidade de fortalecimento da identidade do pedagogo. “Hoje o pedagogo está envolvido em diversas atividades burocráticas e isso trouxe uma crise, um esvaziamento da sua função. Através desse ‘encontrão’ esperamos que aconteça um resgate da essência do trabalho do pedagogo na escola, havendo assim uma melhoria do desempenho dos alunos e professores”,  avalia a diretora da DEA.

O Encontro de Pedagogos da DEA é resultante de uma série de eventos que a diretoria veio realizando durante todo o ano com os pedagogos e coordenadores pedagógicos das escolas da capital sergipana. “Foram desenvolvidos dois encontros durante este ano. O primeiro teve como foco o desenvolvimento da prática pedagógica a partir da elaboração de projetos. Enquanto que o segundo refletiu sobre o currículo desenvolvido na escola”, explica a coordenadora pedagógica da DEA, Cristina da Costa Fonseca.

A programação do encontro contou com palestras e apresentação de projetos de sucesso com a presença dos alunos e seus professores. Os alunos da Escola Estadual John Kennedy apresentaram através da música o projeto sobre a importância da leitura. Já os alunos da Escola Estadual 11 de agosto emocionaram os pedagogos com a apresentação do coral “Mãos que cantam”, que, por meio de Libras (Língua Brasileira de Sinais), interpretaram canções da MPB.

O professor Evanilson Tavares, da Escola Estadual John Kennedy, afirmou que a apresentação dos projetos eleva a auto-estima dos envolvidos.  “Essas ações são importantes e interessantes porque trazem visibilidade para os projetos que vêm sendo realizadas na escola pública, e mostra o quanto nossos alunos são competentes, capazes e participativos”, esclarece.

Palestras

A mestra Rita de Cássia Dias Leal foi a responsável pela primeira palestra proferida no encontro sobre a “A importância do trabalho do pedagogo para o ensino e aprendizagem”. A professora aproveitou o momento para atentar os pedagogos presentes para conhecerem a legislação que rege a sua profissão. E salientou “o pedagogo está envolvido com o desenvolvimento do aluno e da sociedade”.

Já a psicóloga Elenrose Paesante trouxe ao encontro o debate “Mediações de conflitos na escola” e alertou aos pedagogos sobre a importância de trabalhar a resolução de conflitos no ambiente escolar. “O conflito faz parte das relações humanas, e este conflito, se não for manejado de forma adequada, pode causar divergências, grandes transtornos. O pedagogo pode atuar como uma terceira pessoa que possa intervir, através do resgate de valores, e minimizar a questão da violência na escola,” explicou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.