[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o tema Abrigos- Desafios e Perspectivas, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizam amanhã e quinta-feira, 23 e 24, o II Encontro de Abrigos do Município de Aracaju. O evento, que terá oficinas temáticas e palestras, conta com o apoio do Ministério Público de Sergipe. O objetivo do encontro é capacitar os atores do sistema de proteção, promoção e garantia dos direitos da criança e do adolescente em situação de risco pessoal e social. O encontro será aberto às 9 horas, no auditório do Ministério Público de Sergipe. A partir das 14 horas até o seu encerramento, o evento acontecerá no auditório da Fapese, na rua Lagarto.

O II Encontro de Abrigos do Município de Aracaju será aberto com o lançamento da Proposta Pedagógica dos Abrigos de Aracaju. O lançamento será realizado pelo Núcleo de Apoio à Infância e à Adolescência (NAIA) do Ministério Público de Sergipe amanhã, às 9 horas, no auditório do 3º andar do órgão, localizado na praça Fausto Cardoso.

A proposta, resultante de uma parceria entre o Grupo Gestor de Abrigos e o Ministério Público Estadual, pretende mudar a realidade dos 14 abrigos de Aracaju que deverão implantar nova proposta pedagógica a fim de se adequarem à realidade institucional prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A legislação determina que a criança ou adolescente passe, no máximo, um ano em abrigo e depois seja reintegrado à família de origem ou entre em processo de adoção.

A promotora de Justiça e diretora do NAIA, Conceição Figueiredo, afirmou que a implantação pedagógica vai possibilitar que todos os abrigos sejam informatizados e padronizados. O NAIA, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, vem realizando um levantamento para definir a situação social e jurídica das 241 crianças e adolescentes que vivem em abrigos de Aracaju, visando reintegrá-los a uma família através da adoção ou de outra medida prevista no ECA.

O evento terá palestras com os temas A Experiência do Abrigamento em Belo Horizonte, O Abrigo e o Estatuto da Criança e do Adolescente, além da realização das oficinas temáticas Desafios e Perspectivas para os Abrigos e Conselhos Tutelares.

Fonte: Missão Criança[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.