[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Fim de ano letivo é sempre festa para os alunos, e é ainda melhor quando esta confraternização reúne todos os estudantes da rede municipal de ensino. Por conta disso, está acontecendo durante toda esta semana, o I Encontro Cultural entre escolas municipais, promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Semed – Secretaria Municipal de Educação.
Ontem, dia 20, o prefeito Marcelo Déda prestigiou o evento desenvolvido por 45 escolas de ensino fundamental do município. Mais de 20 mil alunos já participaram do encontro, apresentando o que foi produzido nas áreas artística e cultural de seu colégio em 2001.
Oficinas de teatro, pintura, bonecos, sucata, capoeira, danças folclórica e contemporânea, jogos populares, sem falar nas apresentações artístico-culturais e shows de artistas sergipanos, são atrações do encontro, que o prefeito Marcelo Déda presenciou durante a tarde de hoje.
Na oportunidade, o prefeito lançou um conjunto de livretos de cordel produzidos pelos alunos da 8ª série do Colégio Presidente Vargas, com o tema “O Velho Chico: literatura de cordel”, sob a orientação da professora Graça. Um dos estudantes, Rafael Vieira Santos, teve a sua poesia recitada pelo prefeito.
“Tenho muito orgulho de ser prefeito de uma cidade que tem alunos capazes de fazer poesia, capazes de defender a vida, de defender o Rio São Francisco, capazes de mostrar que a escola pública é de qualidade e de mostrar que este país tem jeito. Um país que luta com poesia é um país que não vai morrer”, discursou Marcelo Déda.
A apresentação dos finalistas do Concurso de Rap, promovido pela Semed, também foi ontem. Os estudantes Marcelo, Vitor e Vicente, da escola José Conrado de Araújo, venceram o concurso com a música “Guerreiros da Paz”. Como prêmio, os artistas mirins irão gravar um CD e um videoclipe que será utilizado na campanha “Paz nas Escolas”.
“É um trabalho belíssimo que traduz o nosso conceito de educação para a vida, formando homens e mulheres da paz, guerreiros da cidadania, preparados para lutar por um Brasil melhor”, definiu o prefeito.
A emoção foi inevitável a todos presentes. Entre eles os secretários de Recursos Humanos, José de Oliveira Júnior, de Comunicação, Cristian Góes, de Educação, Ana Lúcia Vieira, a presidente da Fundação do Trabalho, Conceição Vieira, e o secretário-chefe de gabinete, Pedro Lopes.
Durante toda o dia, o Parque da Sementeira esteve lotado de crianças e de adolescentes, acompanhados de seus pais. “A sociedade também tem prestigiado muito o evento. As crianças não querem sair daqui. Isso faz com que a gente acredite que nossas expectativas foram superadas, e que a secretaria está promovendo uma grande festa”, afirma Dansilvia Carvalho, coordenadora do encontro.

Educação
“A educação ainda tem muito o que melhorar, mas em quatro anos nunca participei de uma festa como essa”, afirmou Rafael Vieira, estudante do Presidente Vargas, e um dos homenageados do evento.
O prefeito Marcelo Déda, em seu discurso durante a solenidade, enfatizou que durante o primeiro ano da administração, mesmo com todas as dificuldades, a educação conseguiu mudar o seu perfil no município.
“Hoje temos 14 escolas reformadas, temos um novo projeto de educação e uma secretária que chegou à Secretaria de Educação através da luta dos professores de Sergipe”, ressaltou o prefeito. “Estamos espalhando satisfação e sorrisos em toda a cidade”, completou.
Com relação aos professores, Déda falou em um ano bastante produtivo. “Nossos professores estão sendo tratados com respeito, participando de cursos e seminários, adquirindo mais experiências. São mais que professores, são militantes da educação”.
O I Econtro Cultural da Semed será encerrado hoje dia 21, no Parque da Sementeira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.