[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Emurb – Empresa Municipal de Obras e Urbanização -, e em convênio com o Projeto Avança Brasil do Governo Federal, executa obras de drenagem e pavimentação nas ruas “C”, “D” e “K”, nas travessas “B”, “B-1 e “D”, além de drenagem domiciliar nas ruas “A”, “E” e travessas “A”, “D-1”, “A-1”, “E”, “E-1”. Todas essas localidades ficam na invasão do São Conrado, zona sul da capital.
Conforme a diretoria da Emurb, o projeto de urbanização na invasão do São Conrado vai beneficiar cerca de 277 famílias que vivem sem a mínima infra-estrutura, convivendo diariamente com a lama e o lixo em suas casas. Os serviços de drenagem começaram no dia 1ode novembro e tem previsão para terminar em 120 dias, num investimento de R$ 224, 040,38.
Com as obras em andamento, a população está mais confiante e espera que a Prefeitura de Aracaju faça mais benefícios para a comunidade. “Aqui era um lugar que sempre foi esquecido pelos políticos, mas não por Deus. Agora temos um prefeito que gosta dos pobres, pois o que ele prometeu em campanha está cumprindo, fazendo o calçamento que vai acabar com as enchentes e as nossas doenças”, comemora Maria Josefina, moradora há 15 anos.
O comerciante José Francisco de Assis disse que tinha raiva quando os políticos apareciam em sua residência para pedir votos e depois nada faziam. “Sou morador há 16 anos e já tive muitas doenças por causa das enchentes e da lama, mas os prefeitos, depois que ganhavam, nem lembravam do sofrimento do povo desta invasão. Agora acredito nesta administração, que veio para ajudar aos pobres e aliviar o sofrimento das crianças”, desabafa.

Orçamento Participativo: a vez do povo

Com a implantação do Orçamento Participativo, a Prefeitura de Aracaju queria ouvir da comunidade quais as prioridades de cada bairro, para executar as obras solicitadas pelos representantes das Associações de Moradores. Com as reuniões realizadas, a própria população vem determinando a necessidade de cada obra executada, resolvendo problemas cruciais e gerando canteiros de obras por toda a cidade.
Foi ouvindo os desejos dos moradores da invasão do São Conrado, que a Prefeitura de Aracaju encaminhou um projeto de urbanização e conseguiu verbas para melhorar a qualidade de vida da comunidade. “Pra falar a verdade, quando falaram da reunião do Orçamento Participativo não acreditei, e pensei que era mais um jeito dos políticos nos enrolarem, porque depois de tantos anos esperando um benefício, a gente fica desconfiada. Mas como votei neste prefeito confiando na sua coragem de homem trabalhador, fui ver como era essa reunião e, para nossa surpresa, a equipe do prefeito ouviu todo mundo, realizando um grande sonho nosso: andar numa rua calçada”, desabafa a vendedora Gilma de Lima, moradora há 12 anos na rua da Independência.
O eletricista José Roberto Bomfim também está confiante no trabalho que a Prefeitura de Aracaju vem fazendo perante a comunidade. “Fizemos tantos abaixo-assinados para os políticos, mas nenhum dava importância. Com as reuniões do Orçamento Participativo, fiquei mais alegre pela atenção que a gente recebeu da equipe da Prefeitura, nos orientando e mostrando transparência nas atitudes que a administração municipal vinha tomando com as obras. Pra nossa felicidade chegaram as obras que todo mundo queria, mas eu quero lembrar ao prefeito que a nossa comunidade ainda precisa de uma praça de lazer”, solicita.
Maria Pureza da Conceição revela que o seu grande sonho era passear com os netos pelas ruas calçadas da invasão. “Até parece um sonho ver as máquinas escavando, para tirar a gente da tortura de viver num lamaçal e nas enchentes a cada inverno. Acreditei no prefeito porque é um homem que conhece o sofrimento do pobre, e só ele poderia ajudar nossa comunidade”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.