[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]850 toneladas. Esta é a quantidade de sargaços (vegetação típica do Rio São Francisco) que a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) recolheu até hoje, sexta-feira, nas praias de Atalaia, Aruana e José Sarney. Para controlar a limpeza, principalmente durante os fins de semana, quatro equipes, com duas máquinas e sete caçambas trabalham intensamente. A vegetação está sendo trazida pelo mar devido à abertura das comportas da hidrelétrica de Xingó.

A estratégia de limpeza nas praias está sendo executada desde o dia 6 de fevereiro. Segundo o gerente de Limpeza Urbana, Roberto Gomes, as equipes realizarão a ação o tempo que for necessário. “Estamos com equipes atuando diariamente nas praias e estamos intensificando a limpeza principalmente aos fins de semana, para que os banhistas possam usufruir das praias. As equipes atuarão o tempo que for necessário”, ressalta.

De acordo com o banhista Gilmar Oliveira, a limpeza tem acontecido com freqüência, o que possibilita aos freqüentadores um passeio mais agradável. “O sargaço não pára de chegar à areia, mas as equipes trabalham incansavelmente recolhendo todo o material com essas máquinas. Assim dá para aproveitar bem o dia de praia e fazer caminhada tranquilamente”, fala.

Todo o material coletado nas praias está sendo deslocado para o Aterro Controlado, situado no bairro Santa Maria, com um procedimento diferenciado. “Ao final do dia, as caçambas transportam todo o sargaço para o Aterro. Lá, o material é depositado em uma célula diferenciada e coberta com um material argiloso para evitar mau cheiro”, explica.

Roberto alerta ainda aos banhistas. “Estamos controlando a limpeza dos sargaços na areia, mas os banhistas devem ficar atentos ao adentrarem ao mar, pois essa vegetação é relativamente grande e cheia de ramificações, podendo trazer transtornos como afogamentos”, alerta.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.