[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Dia da Árvore e o início da Primavera foram marcados pela Prefeitura de Aracaju com um presente para os moradores da cidade: 554 árvores foram plantadas no Parque Augusto Franco (Sementeira), cumprindo a quarta etapa do Projeto de Reflorestamento.

Mas o plantio é apenas o começo de um trabalho para fazer do Parque da Sementeira uma reserva ambiental no centro urbano. É necessário um cuidado diário com as espécies plantadas, pois elas precisam se desenvolver de forma saudável para que no futuro o parque se transforme em um grande bosque.

E a Gerência de Áreas Verdes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) é o setor responsável por esses cuidados. De acordo com o técnico agrícola da Emsurb, Adriano Júnior Santos, existem algumas técnicas básicas de plantio que garantem a sobrevivência da muda. “Como o plantio foi realizado com uma cerimônia que envolvia cidadãos, com intuito de gerar consciência ecológica, as mudas servem de referência para as pessoas visitarem o parque. Estamos monitorando o desenvolvimento de cada planta, abrindo devidamente as covas sempre que necessário e regando mais que o normal, pois o clima está esquentando e a água é fundamental nesta etapa de adaptação da muda ao local onde foi plantada”, explica.

Além das 554 árvores plantadas nos dias 21 e 22 de setembro último, as mais de 200 plantadas em outras solenidades realizadas no ano passado também recebem atenção especial, principalmente para evitar pragas ou aparecimento de parasitas que dificultem ou impeçam o desenvolvimento da planta.

Para que a muda cresça robusta e com o porte ereto, é necessário o tutor para direcionar o crescimento da planta sem envergaduras. “Estamos colocando em todas as mudas dos sete maciços o tutor para que as árvores não cresçam deformadas. Essa fase é muito importante para definir a retidão da árvore”, garante.

Normalmente, a árvore necessita ser regada uma vez por dia, mas como as mudas estão em desenvolvimento primário e foram retiradas do Horto há pouco tempo, estão sendo irrigadas duas vezes ao dia. “Todo esse processo de retirar a muda do Horto, do saco de adubo que estavam habituadas, retirar seus nutrientes iniciais necessários para sua sobrevivência, causa um estresse para a muda, por isso regamos inicialmente duas vezes por dia, para que o ambiente seja favorável à adaptação da plantinha”, relata.

A limpeza da área é importante, para que ervas daninhas sejam retiradas do entorno da raiz das plantas. A meta da Prefeitura de Aracaju é criar uma reserva de área verde, um grande bosque para que os moradores e turistas possam desfrutar de um contato direto com a natureza.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.