[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na última terça-feira, dia 19, a Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju – CARE – inaugurou a Unidade de Beneficiamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos, no bairro Santa Maria.
O empreendimento, construído com recursos da Maxitel, foi iniciado no ano passado após a assinatura do convênio firmado entre o Ministério Público, CARE e a empresa de telefonia. A iniciativa faz parte do projeto Lixo e Cidadania do Unicef, que tem como objetivo erradicar o trabalho infantil nos lixões brasileiros.
Outras nove empresas e instituições assinaram o convênio, comprometendo-se em apoio o projeto. Entre elas está a Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos que, na solenidade, estava representada pelo seu presidente, o engenheiro Osvaldo Nascimento.
Ele falou sobre a grande conquista do projeto em retirar as crianças da conhecida lixeira da Terra Dura. Nascimento destacou também o esforço da Emsurb em transformar, através da construção de um aterro sanitário, a área em um lugar com condições favoráveis para a comunidade do bairro Santa Maria. “A Prefeitura de Aracaju estará à disposição de todas as empresas e instituições que buscam parcerias para esse tipo de projeto social”, enfatizou Osvaldo Nascimento.
A Unidade de Beneficiamento e Reciclagem está instalada num galpão de 300 metros quadrados e conta com trituradores de vidro, prensas para enfardamento de papéis, papelões, plásticos, latas de alumínio e sucatas leves, além de um elevador de cargas para empilhamento e carregamento de caminhões.
A partir de julho, a Emsurb inicia, juntamente com a CARE, a implantação de um projeto piloto para a coleta seletiva de lixo. Esse trabalho deve contar com a participação de aproximadamente 700 agentes, antigos catadores de lixo que hoje enquadram a equipe da CARE.
A Unidade de Beneficiamento e Reciclagem é uma importante alternativa de renda e um meio de subsistência para esses trabalhadores, que deixam de vender sua produção a preços baixos aos intermediários e passam a entregá-la em melhores condições de comercialização no mercado. Como diz a frase-slogan do projeto Lixo e Cidadania, “a intenção deste trabalho não é só mostrar alternativas, e sim procurar beleza onde os outros vêem lixo”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.