Emsurb encerra a XI Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho
Durante toda a programação da XI Sipat, foram realizadas palestras de cunho educativo. “Hoje a manhã foi voltada para o tema ‘Alcoolismo e Trabalho’. O alcoolismo hoje é uma realidade em todos os lugares. É de fundamental importância abordar esse tema”, comenta a coordenadora de Segurança e Medicina no Trabalho da Emsurb, Amália Almeida.
A relação do alcoolismo com o trabalho foi amplamente abordada pelos palestrantes, no sentido de conscientizar os servidores dos malefícios provocados pelo consumo da bebida. Além disso, foi ressaltado o risco que esta representa no desempenho de suas funções profissionais.
De acordo com os palestrantes e representantes do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), Fredy Matos e Marísia Barbosa, essa ação facilita a tomada de decisão de procurar ajuda. “É uma forma de divulgar o trabalho da CAPS e, inclusive, dos alcoólatras buscarem tratamento, uma vez que eles tomam consciência que a doença tem cura, basta se tratar”, explicam.
Contribuindo também neste último dia da XI Sipat, o psicólogo e responsável pelo tratamento de apoio aos funcionários dependentes da Codevasf, João Afonso Meneses Cantanhede. Ele alertou para o fato de que a principal dificuldade do alcoólatra é aceitar-se como doente e que precisa ser tratado como tal. “Inclusive é bom lembrar que na casa do alcoólatra, tem uma família adoecendo também, já que este problema afeta a todos os que convivem com ele”, afirma.
Além das palestras, o evento contou com o apoio do grupo de combate ao alcoolismo da Emsurb – grupo Força e Vontade – tendo alguns de seus membros contribuindo com depoimentos a cerca de suas experiências pessoais no processo de reabilitação da doença. “Nosso papel é orientar a existência da doença e mostrar a problemática que ela pode causar, tanto no âmbito profissional como pessoal e, principalmente, que existe tratamento”, conta Almeida.
Grupo Força e Vontade
No último dia 19 de julho o grupo completou cinco anos de existência e a comemoração foi feita hoje, quinta-feira, na XI Sipat. O grupo que surgiu em virtude de um grande número de queixas referentes a problemas no trabalho, ausência dos funcionários no serviço e o receio de acidentes durante o expediente provenientes de embriaguez, hoje é uma opção para aqueles funcionários que buscam tratamento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]