[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju inicia nesta semana um trabalho de desobstrução das calçadas que estejam sendo ocupadas e prejudicando o trânsito de pedestres. A campanha é uma iniciativa da SMTT – Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – e terá a colaboração da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos.
Segundo o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, a campanha da SMTT tem o objetivo de esclarecer lojistas e donos de oficinas mecânicas sobre a necessidade de manter as calçadas livres e evitar que as pessoas sejam impedidas de transitar por ela por estarem ocupadas com mercadorias ou carros estacionados sobre o passeio. Osvaldo Nascimento explica que a colaboração da Emsurb com a campanha é no sentido de fiscalizar e impedir que comerciantes ocupem as calçadas com produtos.
A fiscalização da SMTT vem observando que muitos comerciantes e proprietários de oficinas mecânicas vêm utilizando as calçadas para expor o produto do seu comércio. Além disso, motoristas estão utilizando a calçada como estacionamento particular. “O Código Nacional de Trânsito proíbe esse tipo de procedimento”, afirmou o superintendente da SMTT, Henrique Luduvice.
“Vamos notificar a todos que teimam em desrespeitar o Código. Daremos uma semana para que o quadro seja revertido. Após esse prazo, a fiscalização entrará em ação”, disse. Além de ter o veículo apreendido, o infrator comete uma falta gravíssima e paga multa de R$ 127. No caso de utilização da calçada para comércio ou depósito de material de construção, a SMTT vai solicitar a colaboração da fiscalização da Emsurb.
“Os comerciantes que expõem suas mercadorias nas calçadas serão notificados. Vamos fazer com que a calçada seja plenamente utilizada pelo pedestre”, informou Nascimento, explicando que as casas comerciais que ocupam espaços públicos irregularmente serão notificadas e multadas se continuarem a obstruir as calçadas.
Para Osvaldo Nascimento, os maiores problemas com o comércio são registrados no Centro de Aracaju e nos bairros América e Siqueira Campos, onde a concentração de casas comerciais é maior.
A partir do dia 11, as equipes da Emsurb estarão percorrendo as principais ruas do Siqueira Campos no sentido de orientar os comerciantes sobre a desobstrução das calçadas. Os locais onde se pode verificar maiores problemas com ocupação do espaço público são as ruas Alagoas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e avenida Mariano Salmeron. Além desses locais, a Emsurb atuará no conjunto Orlando Dantas e bairro São Conrado.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.