[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O secretário executivo da Oclae – Organização Continental Latinoamericana de Estudantes -, Rubens Diniz, está em Aracaju para conhecer de perto a política voltada para a juventude desenvolvida pela prefeitura municipal. Diniz, que é brasileiro, mora atualmente em Cuba onde exerce a atual função. Ele esteve reunido hoje, dia 02, à tarde, com membros da direção da Coordenadoria de Juventude da PMA, Simone Mota e José Trindade Júnior (coordenador).
“É uma iniciativa bastante elogiável da prefeitura em criar mecanismos de participação para os jovens, pois é nessa fase da vida que se formam os cidadãos de amanhã. Infelizmente isso só tem acontecido em algumas cidades no país, ao contrário do que aconteceu em nações da Europa, onde a política voltada para a juventude vem sendo desenvolvida desde a 2ª Guerra Mundial”, relata Diniz.
O secretário executivo elogiou também as reformas e construções de praças realizadas pelo município. “As pessoas são criativas e precisam de espaços para desenvolver suas idéias. É provado que em locais onde não existem áreas de entretenimento os índices de violência são alarmantes”, compara.
Rubens Diniz também está no Brasil com dois objetivos. O primeiro é participar como debatedor do Fórum Social Mundial que acontecerá dos dias 31 de janeiro a 5 de fevereiro em Porto Alegre. Nesse encontro, ele discutirá os temas “Políticas Públicas para a Juventude” e “Educação nos Tratados Comerciais”.
O segundo objetivo é divulgar o Dia Continental de Ações contra a ALCA – Área de Livre Comércio das Américas – um sistema econômico que vem sendo defendido pelos Estados Unidos. O protesto vai acontecer no dia 28 de março em todo o país, quando as pessoas participarão de um plebiscito sobre a implantação da ALCA. “Será um momento de resistência ao neoliberalismo e em defesa da soberania nacional”, diz.

DEBATE
Aproveitando a presença de Rubens Diniz em Aracaju, a Coordenadoria Municipal da Juventude irá realizar um debate na próxima sexta, dia 04, na Didática 3 da Universidade Federal de Sergipe, a partir das 15 horas. “Será um momento propício para discutirmos vários assuntos ligados à juventude, como também aprendermos com a experiência de Diniz”, avalia José Trindade Júnior.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.