[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Assim como a poluição sonora, a poluição visual causa males à saúde, agredindo a sensibilidade humana. Os danos são mais psicológicos do que físicos, já que há a influência subliminar à mente. Para a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), controlar a poluição visual vai mais além do que manter a estética da cidade.

O “excesso de informação” afixado nos logradouros da cidade proporciona um enorme desconforto visual e espacial. Para o coordenador de Comércio e Eventos da Diretoria de Espaços Públicos da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Daniel Lessa, o que a Prefeitura faz é harmonizar a cidade. “Organizamos para evitar, principalmente, os acidentes no trânsito. Para se ter uma idéia, somente no mês de junho foram retiradas 657 faixas, todas elas indevidamente colocadas. O nosso trabalho é organizá-las”, informa.

A fixação de faixa ou propaganda em logradouros de Aracaju tem que ser autorizada pela Emsurb. Esta solicitação deve ser feita através de ofício, informando o texto a ser divulgado, o local de colocação e o período. “Isso não significa que será imediatamente autorizada, precisa passar pela avaliação da diretoria, que levará em conta o conteúdo – a faixa deve ser voltada para o interesse público”, expõe Lessa.

A Emsurb age pela Lei Municipal 1.721/89, que além de proibir a colocação de faixas em locais públicos, permite apenas a instalação de faixas de cunho religioso ou de interesse coletivo. Os cidadãos que tiverem interesse em colocar faixas na cidade devem entrar em contato com a Diretoria de Espaços Públicos da Emsurb (no Parque Augusto Franco – Sementeira) ou entrar em contato pelo telefone (79) 3179-7012.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.