[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As praias de Aracaju amanheceram nesta segunda-feira, 26, com uma vegetação ao longo da extensão da areia, chamada de sargaço. Tendo em vista a quantidade de material, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) deslocou equipamentos para agilizar o recolhimento destes resíduos e deixar a praia totalmente limpa no mais curto espaço de tempo possível.
O problema foi detectado em toda a extensão da praia, desde o Farol da Coroa do Meio até o início da rodovia José Sarney. A equipe de fiscalização da empresa percorreu a orla e imediatamente providenciou o deslocamento de máquinas para efetuar com mais rapidez a limpeza.

De acordo com o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, ainda no sábado à tarde ocorreu este mesmo fenômeno, mas em quantidade reduzida. “Foi feita a limpeza no mesmo dia, pois havia condição de recolher o material antes do fluxo da maré”, informou.

Na madrugada desta segunda, o fenômeno voltou a acontecer, desta vez com maior intensidade e numa extensão bem maior. Para Nascimento, devido ao volume de material e a dificuldade para recolher nos próximos dois dias a empresa ainda estará trabalhando neste sentido. “É um material pesado, que muitas vezes está enterrado na areia, além de estar espalhado por um grande percurso. Mas até a próxima quarta-feira, dia 28, todo o material deve ser recolhido”, informa.

Sargaço
O fenômeno que se registrou nestes dias nas praias de Aracaju tem como causa as chuvas intensas das últimas semanas. O sargaço é, na verdade, material orgânico (plantas aquáticas e demais vegetações de margem de rios) proveniente de vegetação transportada pelos rios, especialmente neste período. Com as chuvas, os rios encheram e arrastaram a vegetação, que com as correntes marinhas alcançou as praias de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.