[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) está conquistando cada vez mais leitores. Com um acervo que vem se renovando ao longo dos últimos anos, por conta dos esforços da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e das doações, a BPED tem registrado um número crescente de empréstimos. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram realizados 809 empréstimos, 26% superior aos dados referentes ao mesmo período de 2012.

Entre os meses de janeiro a março do último ano foram efetuados 642 empréstimos de livros, sendo 246 em janeiro, 192 em fevereiro e 204 em março. Já em 2013, o número de livros retirados pelos usuários cresceu significativamente. Em janeiro e fevereiro foram contabilizados 280 por mês e em março esse número deu um salto para 305 empréstimos no total.

Esses dados são referentes aos empréstimos do Acervo Circulante, setor onde se encontram os livros de literatura em geral, dentre eles romances, contos, poesias e crônicas, e alguns livros técnicos da área de Direito. Nesta seção, o usuário também encontra livros de autores sergipanos, que assim como os demais também está tendo uma boa procura.

Um dos fatores que tem contribuído para o crescimento da procura pelos livros da BPED é a modernização pela qual o acervo da unidade vem passando ao longo dos últimos anos. “Desde o início da nossa gestão nós nos empenhamos em dotar a biblioteca com livros mais atualizados, já que encontramos um acervo muito defasado. Hoje o público já pode encontrar nas estantes da BPED os últimos lançamentos editoriais do mercado”, ressalta a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino.

Ainda de acordo com a secretária, essa renovação do acervo é fruto das parcerias entre o Governo de Sergipe, através da Secult, com o Ministério da Cultura (MinC). Somente em 2012, a BPED recebeu mais de R$ 20 mil para a aquisição de livros, verba que serviu para renovar todo o acervo da biblioteca pública, em especial, o acervo do setor Circulante.

“Essa foi uma das ações mais significativas nos últimos anos que beneficiou não só a Biblioteca Epifânio Dória, mas também as demais bibliotecas públicas sergipanas que estão cadastradas no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas”, enfatizou Eloísa Galdino.

Além da modernização do acervo, fruto das novas aquisições e das doações feitas pela comunidade, escritores e editoras, o número de empréstimos tem crescido também pelo fato dos sergipanos estarem cultivando mais o hábito da leitura. Esse fenômeno verificado em Sergipe tem acompanhado as mudanças no cenário brasileiro, onde o número de leitores vem crescendo, mesmo que de forma ainda tímida.

Segundo a diretora da BPED, Sonia Carvalho, as ações de incentivo à leitura, a exemplo das Rodas de Leitura, também são fatores que contribuem para ampliar o interesse da população pelos livros. “Através das Rodas de Leitura a comunidade tem conhecimento do que está sendo produzido em termos de literatura e como nós temos um vasto acervo disponibilizado gratuitamente para a população, o numero de empréstimos acaba crescendo naturalmente”, destaca a diretora da biblioteca.

Os interessados em fazer empréstimos na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) devem efetuar o cadastro levando apenas um documento de identificação com foto e um comprovante de residência. Cada pessoa pode pegar até três livros emprestados e devolvê-los num prazo de 14 dias, podendo fazer até uma renovação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.