[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Emoção e a sensação de efetivas mudanças em suas respectivas vidas foram os ingredientes que marcaram a festa de encerramento da primeira turma do Programa Agente Jovem deste ano. Em Aracaju, o Programa é executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Governo Federal, para atender 100 jovens na capital sergipana na perspectiva de transformá-los em agentes multiplicadores de cidadania.

As festividades foram realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Benjamin Alves de Carvalho, no bairro Coroa do Meio, onde 25 adolescentes receberam seus certificados em clima de euforia. Durante o período de um ano, estes jovens, que antes viviam em situação de risco e vulnerabilidade social, participaram do Programa e percebem que sofreram transformações consideráveis em seu comportamento.

A mudança no comportamento dos jovens é algo visível e que pode ser observada com facilidade. Um dos exemplos é o adolescente Daniáliton Dias, que antes de conhecer o programa era uma pessoa retraída e que não conseguia fazer amizades. “Depois que entrei no programa passei a encarar a vida com outros olhos e aprendi a conviver com outras pessoas. Hoje posso dizer que mudou minha vida por completo e não imaginava que isso poderia acontecer”, afirmou.

Outro que também aponta o Agente Jovem como principal agente de mudanças é Denisson Alexandre Santos. Para ele, as mudanças foram profundas e até mudaram o histórico familiar. “Aprendi a dar valor aos meus familiares e a tratá-los com mais respeito”, comenta. Ele disse ainda que todas as atividades desenvolvidas no CRAS fizeram a diferença. “Todas as dinâmicas realizadas mexiam comigo e tudo isso mudou muito a minha vida”, completou.

Além dos ensinamentos apresentados pelas equipes da Semasc, os jovens desenvolvem atividades relacionadas ao convívio em sociedade, atuando diretamente nas comunidades. “Depois que iniciei no programa passei a ter uma outra visão da sociedade. Aprendi a pensar diferente e tenho certeza que essa porta que me foi aberta, ainda trará bons frutos para que eu possa ajudar meus semelhantes a encontrarem o caminho da felicidade”, desabafou Josemar da Silva Esmerim.

Os familiares dos adolescentes comemoraram a nova fase na certeza que as atividades desenvolvidas no Agente Jovem proporcionaram a oportunidade de um convívio familiar mais consolidado. Para Elenilse Vieira de Melo, mãe de uma integrante do Agente Jovem, lidar com adolescente é algo difícil, entretanto, os profissionais do programa souberam romper essa barreira. “Minha filha mudou radicalmente e agradeço muito à Assistência Social (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania) por este programa maravilhoso e que possibilita mudar a mentalidade dos nossos filhos e a ajudá-los a fugir da violência, preservando a essência da família”, comentou.

Da mesma forma pensa Marielse Pinheiro, irmã de uma participante do Programa Agente Jovem. De acordo com ela, a família não tinha um bom convívio com outros integrantes e, após iniciar no programa, teve uma mudança no modo de pensar e agir. “Hoje eu posso dizer que tenho uma relação amistosa e com diálogo com minha irmã, o que não existia antes”, revela. “Foi através da orientação de profissionais capacitados que este quadro pôde ser mudado”, frisou.

Todos os jovens são unânimes em afirmar que o programa Agente Jovem atuou de maneira significativa em suas vidas, os transformando em pessoas melhores e capazes de enfrentar dificuldades. “Aprendi diversos ensinamentos que levarei para toda a minha vida”, afirmou Daniela Borges. “Me sinto (sic) mais tranqüilo e preparado para superar todas as dificuldades que possam surgir na minha vida”, completou Denisson Alexandre Santos.

Ainda hoje há festa de encerramento de mais duas turmas. No período da manhã, os certificados serão entregues a adolescentes atendidos no Centro de Referência de Assistência Social Santa Maria, no bairro do mesmo nome, e, à tarde, os certificados serão entregues aos adolescentes atendidos no Centro de Referência de Assistência Social Carlos Fernandes de Melo, no Bairro Lamarão.

Já no dia 11, o encerramento será com a turma de adolescentes atendidos no Centro de Referência de Assistência Social João Oliveira Sobral, no bairro Santos Dumont. O Programa Agente Jovem é caracterizado pelas várias oportunidades concedidas a adolescentes que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social em suas comunidades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.