[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A importância da comunicação social vem sendo passada aos alunos da Escola Municipal Maria Thetis Nunes através de um projeto pedagógico que mantém em funcionamento a Rádio MTN. A emissora, que funciona somente nas dependências da escola no bairro América, conta com a produção dos alunos de 5º a 8º séries.

O programa diário trata sobre diversos assuntos e as equipes são compostas por 10 alunos a cada semana. “Isso é para que todos tenham a oportunidade de trabalhar no rádio, sendo que a cada dia dois estudantes são os responsáveis pela montagem da transmissão”, explica a coordenadora geral da escola, Araci de Sousa Gouveia.

De acordo com ela, estes grupos são formados de maneira voluntária. “Todos querem participar. O projeto desta rádio foi desenvolvido pela professora de História, Eneida Conceição e Silva, e foi muito bem aceito. O nosso objetivo é melhorar ou até desenvolver a comunicação oral, bem como a escrita dos alunos, despertando-os para, talvez, a profissão desta área”, informa Araci. Ela ainda diz que todo o planejamento e produção são feitos pelos alunos, que a cada dia informam os demais estudantes sobre temas de variados assuntos.

Às segundas-feiras, educação, esportes e notícias da escola são os temas propostos. Nas terças, a dupla responsável discute política, notícias locais e nacionais, além de destacar curiosidades no decorrer da transmissão. Nas quartas e quintas-feiras, a programação conta com informações sobre saúde, sociedade e reflexões, esporte, política internacional e dicas de limpeza. Para finalizar a semana na escola, um programa divertido é produzido para tratar de culinária, dicas de shows e saúde.

20 minutos
“Todas as semanas falamos também sobre a música sergipana. Tudo o que apresentamos pesquisamos na internet. Fazemos uma reunião de pauta e elaboramos o texto. Possuímos 20 minutos para a apresentação, tempo do intervalo das aulas”, destaca Jorge André dos Santos, aluno da 8º série.

Para melhor compreender o universo de uma emissora de rádio, os alunos da escola, segundo a coordenadora geral, já visitaram a Rádio Aperipê. “Eles acompanharam o funcionamento e na rádio da escola executam atividades que vão desde a parte técnica (manutenção dos equipamentos), com a orientação de um professor, à parte de locução”, frisa Araci.

Para Rischalison Fonseca de Moraes, da 8º série, as atividades na rádio MTN o sugerem prestar vestibular para jornalismo. “Todos nós que participamos da rádio estamos interessados pelo curso de jornalismo. Aprendemos muito aqui, pois além de lermos e escrevermos, trabalhamos a nossa timidez. Existem pessoas aqui que eram muito envergonhadas ao falar no microfone, mas agora após algumas apresentações estão mais desinibidas. É um aprendizado enorme”, ressalta Rischalison.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.