[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante o último final de semana, as equipes de handebol da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos, disputaram a I Copa A Suly-Tex de Handebol, evento que foi realizado no ginásio de esportes Constâncio Vieira. As equipes da Emef Presidente Vargas, tradicionais no esporte, foram destaque ao longo de toda a competição.

A Emef sagrou-se campeã nas categorias mirim – feminino e masculino – e infantil feminino. A escola foi terceiro lugar na categoria cadete masculino e segundo lugar na categoria cadete feminino. O resultado da mirim feminino já era esperado, de acordo com a treinadora dos atletas, a professora Meryane Lima. As meninas venceram a equipe do Colégio Estadual Leandro Maciel com facilidade, com um placar de 14 a 1. Já os meninos da categoria mirim masculino foram campeões ao vencer o time do Oratório por 6 a 5 numa final emocionante, decidida no último segundo. As duas equipes se destacaram pelo rigor técnico e boa regularidade durante a competição.

A jovem Vanessa Lisandra Santos Bomfim, 12, que foi artilheira da Copa na categoria mirim, com 16 gols, espera poder um dia se tornar profissional. “Vou continuar treinando para quem sabe, um dia, possa chegar à seleção brasileira. Esse é o meu o sonho, mas sei que para isso é importante continuar estudando”, disse a menina.

Para o jovem Daniel Rodrigues Santos, 12, 6ª série, da Emef. Presidente Vargas, participar de um torneio como a Copa A Suly-Tex é importante para que cada vez mais atletas como ele possam se aperfeiçoar no esporte. “Estamos treinando sempre para que o nosso time seja forte e a prova disso é que fomos campeões”, disse o garoto que assume a posição de goleiro do time e teve, dentre suas atuações, a ótima defesa de um tiro de 7 metros no último segundo do jogo final – o que equivale a um pênalti no futebol -, dando a vitória à sua equipe.

Para o coordenador geral da escola, o professor Cláudio Gomes Gonçalves, a vitória desses jovens é o resultado de um árduo trabalho desenvolvido pela unidade de ensino. “O que podemos ver é que as nossas equipes estão bem treinadas e tudo isso é fruto do trabalho abnegado da professora Meryane Lima, que conhece muito bem o esporte, desenvolve um bom papel na área e sabe muito bem trabalhar com os atletas a parte sócio-educativa”, declarou.

“É bom que se dê destaque ao esporte das escolas da rede pública, muitas pessoas só dão valor aos atletas de escolas particulares, mas não sabem que na verdade, muitos deles saíram de escolas públicas. Já tivemos e ainda temos vários estudantes que foram convidados para serem bolsistas em escolas particulares por conta do bom desempenho em algumas modalidades esportivas, porque tiveram o trabalho de base feito por nós. Por isso estão de parabéns nossos jovens atletas pelo excelente desempenho”, disse Cláudio Gomes.

Mesmo com as dificuldades encontradas ao longo do caminho, a professora Meryane Almeida Lima, técnica das equipes, que fez, inclusive, parte da delegação brasileira de handebol no Pan do Rio, diz que o bom trabalho de formação desses garotos vai continuar sempre e aproveita para agradecer o apoio de alguns parceiros. “Temos dificuldades sim, mas é bom ressaltar que sem o apoio da Secretaria Municipal da Educação e do coordenador geral da escola, o professor Cláudio Gomes Gonçalves, não conseguiríamos alcançar os nossos objetivos”, declarou. Os alunos da Emef. Presidente Vargas também estão participando da Copa Jornalista Leó Filho.

O torneio

A I Copa A Suly-tex de Handebol foi organizada pela Associação de Árbitros de Handebol de Sergipe e contou com a participação de 34 equipes dividas nas categorias Mirim, Infantil, Cadete, Juvenil e Adulto, tanto no masculino quanto no feminino. Escolas da rede municipal, estadual e particular participaram do certame.

De acordo com o organizador do torneio, professor Washington Luiz Gusmão, presidente da Associação de Árbitro de Handebol de Sergipe, que faz parte, inclusive do quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), tendo já atuado em vários campeonatos brasileiros, a Copa teve dentre os objetivos manter a atividade esportiva e tentar promover o aparecimento de novas promessas no esporte, além de manter os árbitros em plena atividade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.