[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Segundo dados do IBGE, cerca de 60% dos alimentos consumidos pela população brasileira são produzidos por agricultores familiares. Em Sergipe esse percentual é maior, sendo a agricultura familiar é responsável pela produção de 96% da produção estadual de mandioca, 95% da produção de feijão, 79% do milho, 78% do arroz, e na pecuária, 67% do leite de vaca, 77% do leite de cabra,  78% do plantel de suínos, e 52% dos bovinos.

E foi para homenagear esses agricultores familiares, responsáveis pela produção da maior parte dos alimentos do nosso estado e pelos inúmeros empregos gerados no campo, no comércio e nos serviços prestados nas pequenas cidades, que a Emdagro, através dos seus escritórios locais, realizou eventos para comemorar o dia 28 de julho, Dia do Agricultor.

Feira da Agricultura Familiar

Em Simão Dias, a Emdagro em parceria com a Prefeitura Municipal, Associações Comunitárias, Cooperafe/Simão Dias, Capes (Centro de Atenção especial D. Zefinha) realizou de 23 a 26 de julho a Feira da Agricultura Familiar. Na oportunidade, os agricultores familiares comercializaram produtos como hortaliças, frutas, macaxeira, tapioca, queijo de leite de vaca e de cabra, além de artesanatos de bordados, bonecas e patchwork, pintura em tecido e outros.

Segundo o Chefe do Escritório Local da Emdagro, Cezar Valadares, participaram da feira, agricultores familiares e assentados de dez comunidades e assentamentos rurais assistidos pela Empresa. Ele ressaltou a aceitação dos produtos derivados do leite de cabra (queijo e doce de leite de cabra) que foram expostos por assentados do Carlos Lamarca.
 
A técnica local, Edilma Vieira, lembrou a primeira feira de artesanato realizada no município há mais de 30 anos. “A primeira feira de artesanato do município de Simão Dias foi realizada em 1980 pela Emater/SE na casa onde funcionava o antigo Mobral, atrás da Igreja”
 
Palestra em Riachão do Dantas
 
Em Riachão do Dantas, o escritório local da Emdagro, em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil, homenageou os agricultores familiares no dia 27 de julho, com uma palestra proferida pelo engenheiro agrônomo Deodato Lima, da Emdagro, que fez uma abordagem sobre DAP e Crédito Rural pronafiano.  Ao final do evento, foram distribuídos vários brindes proporcionados por parceiros. O evento foi prestigiado por agricultores familiares e por lideranças locais, a exemplo do prefeito municipal , secretários municipais da Agricultura e da Educação, representantes do Sindicato Rural  e Técnicos da Emdagro Local e Regional.
 
Itaporanga realiza gincana com os agricultores
 
Com um evento realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura de Itaporanga D’Ajuda, a equipe Local da Emdagro participou, dia 27 de julho, da Festa do Agricultor.

O evento que foi realizado no Povoado Gravatá teve em sua programação apresentação de grupos folclóricos, trios de pé de serra e a realização de uma gincana onde saíram vencedores quem levou o pé de macaxeira com o maior número de raízes;  o  pé de milho com maior número de espigas; o cacho de coco com o maior número de frutos e apresentou uma paródia com tema “o Homem do Campo”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.