[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Agricultores do povoado Rancho, localizado no município de Pacatuba, encerraram esta semana, o plantio de novas variedades de mandioca no Campo de Produção de Sementes instalado naquela comunidade. É o segundo plantio realizado no campo, tendo sido o primeiro colhido no mês de maio deste ano.

O trabalho que está sendo desenvolvido sob a supervisão dos técnicos da Emdagro, Embrapa e Secretaria Municipal da Agricultura foi iniciado há um ano, tendo sido demandado pelo Território da Cidadania do Baixo São Francisco, quando solicitou das instituições que apoiasse aos agricultores do povoado Rancho, pois estavam prestes a receber a implantação de uma Unidade de Beneficiamento de Mandioca e seria necessário que houvesse a disponibilização de tecnologias nesta área, visando melhorar o sistema de exploração da cultura da mandioca.

Naquela oportunidade as instituições e um grupo de nove agricultores decidiram pela instalação de um Campo de Produção de Sementes, onde foram plantadas diversas variedades, com o espaçamento indicado pela pesquisa, a fim de que fossem observadas o seu desenvolvimento em comparação com a forma de plantio do agricultor.

Acompanhando diariamente a evolução dos plantios, os agricultores foram surpreendidos pelas diferenças apresentadas na produtividade obtida nos dois sistemas de exploração.  As produtividades alcançadas no sistema de plantio da Embrapa / Emdagro alcançaram: Jari: 10,06 t / ha; Kiriris: 22,60 t / ha; Tapioqueira: 25,60 t / ha; Poti Branca: 23,61 t / ha; Caipira: 26,04 t / ha. No sistema utilizado pelos agricultores foram obtidas as seguintes produtividades: variedade Jari; 5,21 t / ha; Kiriris: 8,54 t / ha; Tapioqueira: 11,80 t / ha; Poti branca: 17,63 t / ha; Caipira: 12,50 t / ha.

Esses resultados foram apresentados aos agricultores da região em um Dia de Campo promovido pela Emdagro, Embrapa e Secretaria Municipal da Agricultura, como uma forma de estimulá-los a mudar a forma de plantio e adotar uma mais produtiva.

Segundo Guilhermando Rocha, técnico da Emdagro do escritório local de Neópolis, a produção obtida no último campo de sementes com as diversas variedades foi de 3.450 kg e a comercialização foi realizada pelo grupo de agricultores diretamente com a indústria.  O técnico faz questão de ressaltar que “a produção colhida neste campo poderia ter sido melhor, mas ocorreu problemas com a falta de chuvas no período em que a mandioca mais precisava ( ficando em torno de 5 meses sem chover na região de janeiro a maio) para desenvolver e engrossar as raízes”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.