[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Misson, encontra-se em Sergipe desde o início da semana, com o intuito de conhecer os pontos turísticos do estado e estreitar o relacionamento do país com o estado nordestino.

Durante a sua visita ao estado, o embaixador teve a oportunidade de conhecer as principais cidades turísticas de Sergipe, a convite do governador do estado, Marcelo Déda e do secretário de Turismo, Elber Batalha. Na cidade de Canindé de São Francisco, que fica a 213 quilômetros da capital sergipana, Misson realizou vários passeios como pelo Cânion do São Francisco. Lá também teve a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a história do cangaço e conheceu dona Alzira Silva, 86 anos, uma senhora que aos 12 anos era a menina que dançava com Lampião na festas do interior.

Ainda em Canindé, o embaixador também fez a trilha da Fazenda Mundo Novo, local onde ficava o esconderijo de Lampião, o rei do cangaço, e viu de perto as pinturas rupestres das grutas existentes no local. “Realmente tudo que vi como o Cânion de Xingó, as histórias das festas de Lampião vivenciadas por dona Alzira. Que mulher fantástica! E passar por um dos lugares onde o rei do cangaço se escondia, comia, brincava e amava a sua Maria Bonita foi maravilhoso”, ressaltou ele. Que lembrou ainda da fazenda que possui as pinturas rupestres. “A fazenda possui um valor arqueológico admirável por conta tantas pinturas rupestres dos nossos antepassados. Só tenho a agradecer ao governador de Sergipe e ao secretário por esta oportunidade de ter possibilitado também o meu o contato direto com toda flora original da caatinga. Foi uma experiência maravilhosa”, relatou encantado Claude Misson.

Já em outro ponto de Sergipe, a quarta cidade mais antiga do país também encheu os olhos do embaixador. Desta vez o que mais impressionou o belga na histórica São Cristóvão, 17 quilômetros de Aracaju, foi a preservação do rico patrimônio histórico do município. “São Cristovão é uma cidade bem conservada e fiquei bastante surpreendido com o cuidado com a fiação da Praça São Francisco que é completamente subterrânea, um exemplo que deveria ser seguido por muitas cidades históricas do mundo”, enfatizou.

Parcerias

De acordo com o Claude Misson, a Bélgica é um país que tem interesse em desenvolver parceria na área de cooperação científica, técnica e acadêmica com Sergipe. “O nosso objetivo é estabelecer boas relações e nos colocamos à disposição para colaborar com o estado. As entidades da Bélgica serão parceiras, principalmente em setores que possam ter desdobramento econômico e cientifico”, afirmou o embaixador, informando que os setores de investimento serão o de ciência e tecnologia, a exemplo da biotecnologia, medicina, farmácia e agricultura. “A área de transporte como, gestão de portos e hidrovias são focos que também interessam ao país. Podemos colaborar e trocar tecnologias”, acrescentou.

A visita oficial do embaixador a Sergipe teve como finalidade conhecer o estado e o seu potencial, além de fazer um convite ao governador Marcelo Déda para um encontro na embaixada da Bélgica. “Com a visita do governador na embaixada poderemos aprofundar diversos temas e dar segmentos concretos a possíveis cooperações, inclusive aproveitando o Programa Ciências sem Fronteiras do governo brasileiro, para proporcionar bolsas de estudos e estágios para professores e estudantes sergipanos nas áreas de ciência e tecnologia no país europeu”, disse.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.