[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, participou na tarde desta terça-feira, 22, no município de Cristinápolis, da entrega de 490 certificados dos cursos de capacitação profissional integrantes do programa de transferência de renda e estímulo à cidadania ‘Mão Amiga’.

“O Mão Amiga é a concretização de um sonho do governador Marcelo Déda. Com o programa, o agricultor não fica na agonia durante a entressafra, mas a intenção dos Governos Federal e do Estado é fazer com que o pequeno agricultor não fique na dependência desses benefícios, ao contrário, queremos que tenham autonomia para plantar e vender, e assim, melhorar de vida a cada dia. Esse certificado é um passo para que o agricultor acredite que isso é possível”, enfatizou a secretária Eliane Aquino.

O prefeito de Cristinápolis, Raimundo da Silva Leal, afirmou que o programa apareceu no momento em que o agricultor mais precisava. “Quando chegava a entressafra da laranja, os catadores do município ficavam ‘aperriados’, pois não tinham trabalho. Hoje essa dificuldade já não existe mais, já que o Governo de Sergipe ‘estendeu a mão’ para o catador durante o período difícil, criando o Programa”, observou o prefeito.

O beneficiário José da Silva Santos agradeceu pela oportunidade de realizar o curso e de integrar o programa. “Eu sou pai de família, pai de 12 filhos, e posso dizer que esse Mão Amiga foi uma benção de Deus na minha vida. Só tenho a agradecer por participar do projeto. Acho até que outros Estados deveriam seguir o modelo de Sergipe”, opinou.

Integração

Com foco na erradicação da pobreza e inclusão produtiva, o ‘Mão Amiga’ tem se integrado a outras políticas públicas do Governo para atender o cidadão de forma integral. Durante a entrega de certificados dos cursos de capacitação – realizados com quase 5 mil catadores de laranja beneficiados com a renda mensal de R$ 190,00, no período de entressafra – os trabalhadores rurais receberam informações sobre o ‘Sergipe Alfabetizado’ e os riscos do uso do álcool e outras drogas.

O programa ‘Sergipe Alfabetizado’ dará suporte pedagógico aos beneficiários do ‘Mão Amiga’ em suas próximas edições. A ação faz parte da estratégia de integração das áreas determinada pela secretária Eliane Aquino, que foi presenteada pela comunidade com uma série de produtos agrícolas e outros confeccionados pelos trabalhadores rurais da região.

“O Sergipe Alfabetizado será ‘irmão’ do Mão Amiga, andarão sempre juntos. Conseguimos a nossa cidadania quando tiramos os nossos documentos e quando aprendemos a ler e escrever. Assim, saímos da ‘escuridão’. Todos os catadores devem pensar que nunca é tarde para aprender e construir um destino melhor para as suas vidas. Só desenvolvemos o nosso Estado, se a população se desenvolver”, destacou Eliane Aquino, que pediu também que as informações sobre o uso do álcool e outras drogas sejam multiplicadas entre as famílias dos beneficiários.

Certificados

Com a entrega dos 490 certificados em Cristinápolis está encerrado o cronograma de certificação desta etapa do ‘Mão Amiga’ no cultivo da laranja. Os catadores dos 14 municípios beneficiados pelo programa aprenderam sobre higiene pessoal, empreendedorismo, fruticultura e horticultura, entre outros temas.

O Estado exige a capacitação dos trabalhadores como única contrapartida ao ‘Mão Amiga’, programa que já recebeu R$ 11 milhões em investimentos do Governo com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Presenças

Participaram do evento secretários municipais; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cristinápolis, Núbia Fontes; a gerente do Banese, Édina Silva; a diretora do Departamento de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira; e a coordenadora estadual do Programa Mão Amiga, Auta Arnaldo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.