[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Convidado pela direção da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese), o prefeito Edvaldo Nogueira proferiu na manhã do último sábado, a palestra magna da segunda edição dos Seminários Integrados da Fanese, realizados durante todo o dia com o objetivo de estimular a interdisciplinaridade e promover o aprendizado sobre temas diversos. O secretário de Comunicação Social de Aracaju, Carlos Cauê, que é professor da Fanese, também participou do evento.

Edvaldo Nogueira falou sobre gestão pública para estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia De Produção, Marketing, Processos Gerenciais, Sistemas de Informação e Programação Web. Para ele, a realização desse tipo de palestra é fundamental para que os universitários possam relacionar os conhecimentos teóricos adquiridos no curso com a vivência prática nas áreas de interesse.

"Trazer pessoas que trabalham efetivamente na área aproxima os alunos que estão perto de se formar e ingressar no mercado de trabalho da vida real, no que diz respeito à prática profissional. Por isso quero agradecer o convite e dizer que estou muito feliz em poder contribuir de alguma forma para a formação desses estudantes, ao passar um pouco daquilo que vivencio como gestor na Prefeitura de Aracaju", disse o prefeito.

Durante a palestra, ele falou sobre a situação dos municípios no tocante ao pacto federativo, gestão de recursos, dificuldades orçamentárias, prestação de serviços públicos, política de governo, participação popular e importância do planejamento. Edvaldo Nogueira explanou ainda sobre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Aracaju, da campanha ‘Pelo Direito de Aprender’, do projeto de revitalização do Centro e das ações para a melhoria do trânsito e transporte público.

No final da apresentação, o diretor da Fanese, IonaldoVieira Carvalho, agradeceu a presença do prefeito. "Nossa Faculdade se sente muito honrada por termos aqui Edvaldo Nogueira. Ele nos trouxe informações importantes que sem dúvida são de grande interesse para os nossos estudantes", ressaltou o diretor.

Princípios

Ao longo de sua explanação, o prefeito destacou que todo gestor público precisa ter em mente que qualquer ação tem que resultar na melhoria da qualidade de vida da população. Ainda segundo ele, a política de governo adotada na atual gestão municipal está fundamentada em quatro princípios. "O primeiro é o da ética, que significa não roubar, não deixar rouba e ainda aplicar bem os recursos, exclusivamente em favor dos interesses e das necessidades da população. O segundo é a modernidade, que pressupõe a adequação do poder público ao atual momento da civilização", destacou.

"O terceiro princípio é o da democracia, cujo principal aspecto é a participação popular; e nesse sentido estamos fazendo um trabalho direcionado com a implantação do Orçamento Participativo, através do qual a população pode decidir como os recursos públicos serão aplicados, levando em conta suas prioridades. Esse processo envolve hoje, em Aracaju, mais de 25 mil pessoas de diversos bairros. O quarto e último é o da melhoria da qualidade de vida. Esse é o objetivo final. Todos os esforços são vãos se não conseguirmos alcançá-lo", complementou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.