Edvaldo Nogueira prestigia exposição ´Florival Santos 100 anos´
O evento, promovido pela Fundação Oviêdo Teixeira, dá continuidade à série de exposições realizadas por outras instituições, entre elas o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE) e os Correios, que durante o ano também patrocinaram a iniciativa. Ela faz parte do projeto ´Centenário Florival Santos´, idealizado pelo artista plástico Elias Santos e pela arte-educadora Silvane Azevedo, que busca reconhecer e homenagear o ilustre pintor.
As homenagens tiveram início em outubro, mês de nascimento do artista, e seguem ainda até outubro de 2008. Para o prefeito Edvaldo Nogueira, a mostra ressalta o brilho de Florival Santos. "Quem vier à mostra poderá conferir de perto o resgate de obras que estavam praticamente perdidas. O público conhecerá trabalhos que estavam desgastados e foram recuperados. É uma oportunidade de mostrar a arte de um dos pioneiros da pintura em Sergipe, um verdadeiro resgate da memória da pintura do Estado", reforça Edvaldo.
Para serem expostas, algumas das obras presentes passaram por um processo de limpeza, para retirada da poeira acumulada durante os anos em que estiveram guardadas no acervo da família de Florival Santos. "As cores que estavam apagadas pela poeira e pela ação do tempo, foram ressaltadas. Agora muitas das obras expostas estão à venda para os colecionadores e amantes da arte", explica o curador da exposição, Genilson Brito.
Todo o trabalho de limpeza das telas foi realizado por Marcelo Fonseca, que é proprietário da Galeria Zé de Dome, uma das instituições parceira na iniciativa. A exposição além de homenagear, também resgata a memória do artista, falecido em 1999 e que, em vida, levou o nome de Sergipe para o Brasil e para diversos países. A visitação no espaço Norcon Decide ficará disponível ao público até 16 de janeiro de 2008, sempre de segunda a sábado, das 9 às 19 horas e aos domingos das 9 às 13 horas.
O artista
Nascido em Propriá em 1907, Florival Santos foi um pintor autodidata que produziu obras em inúmeros estilos: impressionista, expressionista, abstrato e cubista. As paisagens de sua terra natal, a figura humana e de personalidades foram suas fontes de inspiração. Os retratos foram uma temática constante na carreira desse brilhante artista, nos quais retratava principalmente a elite intelectual e política sergipana do século XX.
A obra de Florival Santos é um importante registro da sociedade sergipana de então. Ele também foi o autor do brasão da cidade de Aracaju. Muitos de seus trabalhos foram expostos para além das fronteiras sergipanas, chegando a Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Sua obra ‘Retirantes’ pertence hoje ao acervo do Vaticano, na Itália.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]