Edvaldo Nogueira participa do aniversário de cinco anos da Rua da Cultura
A programação ainda contou com cinema na RDC, a apresentação teatral do grupo Imbuaça e a dança do Reisado de Pipi, de Nossa Senhora de Lourdes. A Rua da Cultura é uma iniciativa que reúne às segundas-feiras um público diversificado, mas com algo em comum: a paixão pela música, folclore, teatro, fotografia, artesanato, literatura, dança, poesia, dentre outras manifestações de artistas sergipanos e de outros Estados. As comemorações tiveram início na semana passada e seguem até a próxima sexta-feira (veja a programação abaixo).
O prefeito Edvaldo Nogueira explicou que, atualmente, a RDC equivale a uma vitrine do que existe de movimento cultural em Aracaju. “A Rua da Cultura é importante para dar vazão ao que é produzido de cultura diariamente nos bairros, nas escolas, nas garagens, nas universidades. É uma retroalimentação, pois a Rua da Cultura é abastecida pela cultura real que existe na cidade e abre espaço para que essa cultura se recicle e se apresente ao público” afirmou o prefeito.
Para Lindemberg Monteiro, idealizador da RDC e diretor artístico da Cia. de Teatro Sultífera Navis, a parceria com a Prefeitura de Aracaju reflete uma inovação na forma do poder público estimular a produção cultural. “Desde o primeiro momento se criou um entendimento de que a Prefeitura não precisa necessariamente ser a realizadora, mas que ela pode ser parceira de ações independentes. Isso é fundamental, é um pensamento avançado”, opinou.
Além da diversão, a Rua da Cultura auxilia a PMA a divulgar novas formas de expressão cultural, conforme a presidente da Funcaju, Lucimara Passos. “A RDC tem todo um trabalho que fomenta o teatro, a dança, a fotografia, a pintura, entre outras expressões. A Prefeitura considera muito importante para o movimento cultural da cidade todo o trabalho que vem sendo desenvolvido nesses últimos cinco anos”, afirmou.
Para o cantor Silvério Pessoa, a Rua da Cultura é um trabalho que serve de referência para outras cidades do Brasil. “A Prefeitura de Aracaju está de parabéns por apoiar essa iniciativa, que é um espaço social, democrático, aberto a todos, com boa iluminação e qualidade sonora. Acho isso uma vitória do povo nordestino e do povo de Aracaju. Isso deve ser copiado em outras gestões, em outras regiões. Cada cidade do Brasil tem seu núcleo histórico e isso tem que ser aberto para o povo respirar”, afirmou.
A deputada estadual Tânia Soares, outra estimuladora da Rua da Cultura, enfatizou a importância do movimento para a renovação cultural no município. “É um espaço muito importante, que a partir de um momento, a Prefeitura de Aracaju começou a ajudar, mas que continua sendo elaborado, construído, coordenado por pessoas que não têm vinculação com o poder público, o que é muito importante”, ressaltou a deputada.
Programação
Local: Shopping Jardins
Exposição ´5 anos de Rua da Cultura´
* Com fotos de Marcelinho Hora, Milena Ninck e Sílvio Santos
De 28/09 a 07/10
Horário: Das 10 às 22 horas (Shows acústicos e apresentações teatrais e de dança a partir das 19 horas)
28/09 – Coquetel de abertura. Apresentação do DJ Léo Levi
29/09 – Show: Ode ao Canalha
30/09 – Show: Mundo Básico
01/10 – Cia. de Dança Espaço Liso
02/10 – Show acústico com Mamutes
03/10 – Intervenção com o Grupo Pare!
04/10 – Show: Dream Zion
05/10 – Show: Pífanos de Pife
06/10 – Show: Sonda Virtual
07/10 – Show: Almanaque of Emotion Band
Local: INSTITUTO LUCIANO BARRETO JR.
Palestras e mesas redondas
De 02/ a 04/10 das 15 às 18h
* A entrada é franca e as inscrições serão feitas a partir das 14h.
02/10 – Tema: Cultura e Juventude. Convidados: Fernando Anitelli (Teatro Mágico), Silvério Pessoa, Tânia Soares e Lindemberg Monteiro.
03/10 – Tema: Ações para o fortalecimento da cena musical sergipana. Convidados: Alexandre Hardman (Sonorama),Henrique Teles (Maria Scombona / Mundo Rock Interior) e Marcelo Rangel (Secretário Adjunto de Cultura do Gov. do Estado).
04/10 – Tema: Democratização dos meios de comunicação. Convidados: Altamiro Borges (Jornalista, editor da revista Debate Sindical e autor do livro “Venezuela: originalidade e ousadia” (Editora Anita Garibaldi, 3ª edição), Rogério Tomaz Júnior (Intervozes), dira Amaral (Presidente da Fund. Aperipê) e Beatriz Colucci (Unit).
Local: MERCADO MUNICIPAL
Atrações diversas.
De 01 a 05 de outubro Horário: A partir das 18 horas * Entrada franca
01/10: Reisado de Pipi (Nossa Senhora de Lourdes); Grupo Imbuaça; Cinema na RDC; Orquestra Sinfônica; Snooze; Silvério Pessoa (PE); Naurêa;
02/10: Cia. de Dança Espaço Liso; Grupo Boca de Cena; Cinema na RDC; O Teatro Mágico (SP); Bloco Burundanga; Severina; Visão Brasileira;
03/10: Parafuso de Lagarto; Grupo Ciranda; Cinema na RDC; Jaílson do Acordeom; Negrume; Laboratório Mental; Finitude;
04/10: Grupo de Dança Espaço Liso; Grupo Sim Salabim; Cinema na RDC; Joésia Ramos; Guerreiros Revolucionários; Mix Hip-Hop – Mensagem Negra e Milgrau;
05/10: Samba de Côco ( Barra dos Coqueiros); Grupo Pare!; Orquestra Sanfônica; The Baggios; Alapada; Plástico Lunar; Blair; E-motrixx.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]