[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Foi com uma animada festa, com direito a banda, DJ, apresentações artísticas e humorísticas, que a segunda turma do Programa de Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) em Aracaju celebrou, na noite da última sexta-feira, no Iate Clube, a entrega de 514 certificados de conclusão. O prefeito Edvaldo Nogueira participou da formatura e fez questão de enaltecer a importância o Projovem, desenvolvido pelo Governo Federal e implementado na capital sergipana pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

“Além de ensinar as disciplinas básicas, como Português e Matemática, o Projovem também prepara o jovem para encarar o mercado de trabalho e, mais do que isso, prepara o jovem para participar da vida da sua comunidade, adquirir consciência, aprender a lutar pelos seus direitos e compreender que ele é um ator importante na vida do nosso país”, comentou o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Tereza Cristina, também ressaltou os múltiplos benefícios do Programa para os jovens que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa. Para ela, a concepção do Projovem – fundamentada na combinação de disciplinas regulares, capacitação profissional e engajamento social -, garante o atrativo necessário para que aqueles que interromperam os estudos voltem para as salas de aula.

“O Projovem foi concebido para resolver o problema da escola noturna brasileira, especialmente da 5ª a 8ª série, que no Brasil apresenta índices alarmantes de reprovação e evasão. É um Programa excepcional porque está conseguindo diminuir a demanda da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no país. A gente precisa acabar com a EJA, porque ela significa uma oportunidade educacional para aqueles que não tiveram oportunidade de estudar na idade correta. Na medida em que todos tiverem chances iguais, não haverá mais necessidade dessa modalidade educativa”, avaliou a secretária.

Destaques

Durante a formatura, houve a entrega de placas para os alunos com as maiores médias das três estações do Projovem em Aracaju. Um dos formandos que recebeu o prêmio simbólico foi Magno Santos Silva. Em seu discurso de agradecimento, o jovem ressaltou as mudanças proporcionadas pelo Projovem em sua vida e aproveitou para incentivar os colegas a darem continuidade aos estudos.

“Sei bem quem eu era e a vida que eu levava. Hoje sou muito feliz. Aproveitei ao máximo a oportunidade de participar do Projovem, e mesmo com as dificuldades nada pôde me parar nem me fazer desistir do meu objetivo. No curso, busquei novos conhecimentos, fiz amigos. Agradeço a todos que me ajudaram nessa conquista. Quero lembrar que somos capazes de mudar a história da nossa vida”, falou, antes de passar a camisa para o aluno Moisés Oliveira, que fará parte da terceira turma do Projovem em Aracaju.

A formanda Delma Passos de Oliveira, 25, apesar de não ter tido uma das maiores médias, foi citada pelo prefeito e pela secretária de Educação como um exemplo a ser seguido e como prova de que o Projovem ensina cidadania e faz com que cada um se reconheça como cidadãos de diretos e de deveres, que têm oportunidade de crescer e de construir um mundo melhor.

De acordo com Tereza Cristina, depois que entrou no Projovem, Delma passou a integrar o Conselho Escolar da escola municipal onde sua filha estuda, no bairro Siqueira Campos. Numa demonstração de engajamento e preocupação social, Delma chegou a participar, na semana passada, de uma reunião com a secretária de educação, para sugerir melhorias para a unidade de ensino da sua filha.

A estudante está entre os 30 alunos egressos do Projovem que foram aprovados no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). “Passei no curso de Estações Elétricas e vou dar continuidade aos meus estudos. Pretendo entrar na universidade e ser engenheira um dia. E vou incentivar minha filha, que hoje tem só 6 anos, a estudar muito para que ela tenha uma vida digna porque hoje sei o valor da formação educacional na vida de uma pessoa”, contou.

Projovem

O Programa oferece oportunidades de elevação da escolaridade, de qualificação profissional e de planejamento e execução de ações comunitárias de interesse público. O público-alvo são jovens que iniciaram a 4ª, mas não concluíram a 8ª série do ensino fundamental.

Cada aluno, como forma de incentivo, recebe um auxílio de R$ 100 por mês, desde que tenha 75% de freqüência nas aulas e participe das atividades programadas. A carga horária total é de 1.600 horas, distribuídas em 12 meses consecutivos, no período da noite. O curso inclui aulas de disciplinas do ensino fundamental, inglês, informática e ainda capacitação profissional em quatro áreas: telemática, turismo, construção e serviços domésticos.

Em Aracaju, o Programa está inserido na política de juventude da Prefeitura Municipal. Para o secretário executivo de Juventude do Governo Federal, Danilo Moreira, presente à formatura, as ações que vêm sendo adotadas pela administração municipal demonstram a valorização do jovem. “O prefeito Edvaldo Nogueira de fato é amigo da juventude e tem mostrado uma grande dedicação não apenas ao Projovem, mas a causas maiores da juventude”, ressaltou.

Também participaram da festa os secretários municipais Bosco Rolemberg (Governo), Rosária Rabelo (Assistência Social e Cidadania) e Fabiana Pinho (Gabinete); a deputada estadual Tânia Soares; os vereadores Fábio Henrique, Rosângela Vieira, Robson Viana e Valdir Santos; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria de Lourdes; além de professores e coordenadores do Projovem, a quem o prefeito agradeceu a dedicação.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.