[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, anunciou na manhã de hoje, quinta-feira, um pacote de medidas para melhorar a mobilidade urbana e o trânsito da capital, em coletiva no auditório da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Na ocasião, foram assinadas ordens de serviço para a reforma do Terminal do Distrito Industrial de Aracaju (DIA), a construção de duas passarelas no entorno do Viaduto Jornalista Carvalho Déda, a implantação de semáforos mais modernos em substituição aos modelos antigos, a construção de uma ciclovia ligando o viaduto à avenida Beira Mar, e a aquisição de motos e quadriciclos para melhorar o trabalho de fiscalização. Os investimentos totalizam R$ 3.590 milhões em recursos próprios.

O novo terminal será um misto de estrutura de concreto com cobertura metálica, dotado de um projeto arquitetônico que dialogue com o viaduto, maior obra de infra-estrutura viária da história da capital, prevista para ser concluída em janeiro. É a primeira intervenção feita nesse equipamento urbano depois de mais de 15 anos de funcionamento. Outra intervenção fundamental para a segurança dos pedestres e a melhoria da mobilidade urbana é a construção das passarelas, que vão servir de elo de ligação entre o Hipermercado Extra, o Teatro Tobias Barreto e os apartamentos da avenida Adélia Franco.

Dotado de uma das tecnologias mais modernas do mercado, os 188 semáforos com contador gradativo serão instalados em locais de grande fluxo e nos principais corredores de ônibus da cidade. A nova ciclovia terá 2.300 metros e interligará as zonas Oeste e Sul, no trecho das avenidas Tancredo Neves e Beira Mar. Atualmente, a capital sergipana tem 32 km de ciclovias e ciclofaixas, nas avenidas Augusto Franco, Beira Mar, Tancredo Neves, Santa Gleide, São Paulo, Perimetral da Coroa do Meio, Heráclito Rollemberg, Tiradentes, Gasoduto, Mário Jorge, Santos Dumont, Coelho e Campos, nas ruas João Machado e Professor José Freitas e no complexo dos Mercados Augusto Franco e Thales Ferraz. "Com todos esses investimentos, estamos trabalhando para em breve transformar Aracaju na cidade com melhor qualidade de trânsito do Brasil", informou o prefeito.

Revolução

Foram adquiridas ainda cinco novas motos mais potentes, de 250 cilindradas e dois quadriciclos para fiscalização no litoral. "Praia é o lugar mais democrático que existe, em que as pessoas convivem e se divertem, independente de classe social. Não é justo que os veículos tirem a liberdade dos banhistas. Por isso, seremos rigorosos com a fiscalização", avisou. Para Edvaldo Nogueira, com essa nova política que prioriza a segurança e a vida humana, aliada à implantação do sistema de bilhetagem eletrônica em substituição aos vale-transportes, Aracaju vive a terceira revolução do trânsito. O primeiro choque de gestão ocorreu na década de 80 com a criação do sistema integrado de transporte e, o segundo, quando o então prefeito e atual Governador de Sergipe, Marcelo Déda, padronizou e modernizou os terminais, que funcionavam de forma precária.

"É gratificante constatar que uma mudança tão grande e tão rápida, como o sistema de bilhetagem, tenha causado quase nenhum desconforto. O índice de satisfação da população é de mais de 90%. Vencido esse desafio de dar mais segurança e agilidade ao sistema, a Aracaju está caminhado até o final do meu governo para implantar a integração temporal, que vai possibilitar ao usuário trocar de ônibus em qualquer ponto de cidade, sem precisar ir ao terminal para não ter que pagar outra passagem", revela. Durante a coletiva, o prefeito também assinou o decreto para que os táxis possam rodar com bandeira dois a partir do dia 1º de dezembro.

De acordo com o superintendente de transporte e trânsito de Aracaju, Antônio Samarone, as obras e investimentos anunciados hoje irão se somar ao trabalho que tem sido feito no sentido de agilizar e qualificar o transporte e, principalmente, reduzir os acidentes – com vem acontecendo com a adoção do limite de velocidade de 60 km deflagrado durante a campanha ´A Vida Vale Mais´; a instalação de equipamentos de segurança como fotossensores e radares, e a intensificação da fiscalização para a garantia do cumprimento das leis de trânsito. "Aracaju está construindo um modelo novo de mobilidade sustentável, preservando o pedestre, o meio ambiente e a segurança no trânsito. Esses itens são direcionadores da nova política de trânsito da cidade", afirmou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.