[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante a manhã de hoje, 29, técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) reuniram-se com coordenadores de 22 escolas da rede municipal de ensino para explicar os critérios da aplicação do “Programa Ampliação do Ensino Fundamental para Nove Anos”. O programa, que é desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), propõe gerar um saldo qualitativo nos sistemas de ensino da rede pública, de uma maneira que inclua todas as crianças de seis anos no Ensino Fundamental.

O caráter do programa implica na adequação dos processos educativos à faixa etária das crianças ingressantes no sistema educacional, para que a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental aconteça sem rupturas que causem traumas. Para isso, uma das principais diretrizes adotadas pela Semed é a total abrangência dos alunos de sete anos no programa, bem como dos que forem encontrados com distorção idade/série. Logo em seguida serão levantados dados sobre a demanda de estudantes com seis anos, que formarão uma nova turma, cujo acompanhamento pedagógico será dinamizado pela equipe técnica desta secretaria.

“A meta é associar às atividades lúdicas desenvolvidas entre estudantes de seis anos, as práticas da escrita e da leitura, para quando pequeninos completarem sete anos já apresentem maior desenvoltura no processo de alfabetização. Aos seis anos, tais crianças não serão obrigadas a dominar fluentemente a escrita e a leitura, antes disso disponibilizarão de mais um ano para que seja concluída a aprendizagem básica”, destacou a assessora da Diretoria de Ensino da Semed, Niraíldes Prado.

A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos representa uma determinação prevista pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a nº 9.394/96, sendo que antes da homologação desta Lei, a maioria das escolas públicas brasileiras ainda mantinha a duração de oito anos no Ensino Fundamental.

De acordo com dados oferecidos ao MEC pelo Censo Escolar 2003, Sergipe era um dos seis Estados que não apresentavam nenhum tipo de ampliação do Ensino Fundamental. Tal processo começou a ser dinamizado em 2004, com amplas perspectivas de avanço para este ano, quando os processos educativos já se tornaram adequados às faixas etárias ingressantes.

Novo encontro
Após o levantamento dos dados sobre as reais condições de aplicação do “Programa Ampliação do Ensino Fundamental para Nove Anos” nas 22 escolas da rede municipal de ensino, os coordenadores deverão comparecer numa nova reunião com técnicos da Semed, que está prevista para o dia 7 de dezembro, às 9 horas. No encontro, cada um dos educadores terá a oportunidade de expor suas demandas, a exemplo das limitações do espaço físico e quantitativo de alunos que devem se adequar ao programa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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