Educadores constroem livros de pano no projeto “Quintas de Ampliação”
Conduzida por Rosa Cristina Ettinger, professora da rede e membro da coordenação de Educação Infantil da Semed, os educadores tiveram acesso a toda fundamentação teórica de como trabalhar com crianças de zero a três anos de idade. Essa oficina é uma continuação da que ocorreu no último mês, na qual os professores estudaram como e o que ler para crianças, além de criar as histórias que foram utilizadas nos livros.
Após a fundamentação teórica, os participantes construíram livros de pano, utilizando cola, brim, miçangas, retalhos e outros adereços fornecidos pela Semed. Esse material será socializado com os outros grupos e trabalhado com os alunos.
“Nosso objetivo é incentivar os educadores que convivem com essas crianças, para o desenvolvimento da linguagem. Trava-língua, parlendas e poesias são só alguns dos elementos que podem ser utilizados para transformar a sala de aula num ambiente rico e que desenvolva a fantasia e imaginação, fatores muito importantes para a construção de pessoas críticas, criativas e autônomas”, disse Rosa Cristina.
O projeto
O projeto “Quintas de Ampliação” é desenvolvido mensalmente com os professores que trabalham com educação infantil. Dentre seus objetivos, está o de realizar um intercâmbio entre teoria e prática, subsidiando o educador para a realização do seu trabalho.
Durante esses encontros, que acontecem em horários contrários ao de funcionamento das creches, os professores participam de oficinas, leitura de textos, mensagens e vivências. A coordenadora da Educação Infantil da Semed, Isis Mota Rodrigues, lembrou o papel do educador- assistente no processo de leitura.
“Estamos tendo um ótimo resultado. O professor precisa ter consciência da importância do seu estímulo. Mesmo no berço, as crianças já precisam ser envolvidas nesse universo das historinhas, pois através disso, conseguem um melhor desenvolvimento”, falou a coordenadora.
No dia 2 de agosto, o projeto debate a “Organização de rotina e espaços na creche & Caderno de observação e álbum de bebê”. Em setembro, será a vez do tema “Desenvolvimento da fala e de situações de comunicação oral”, previsto para o dia 6. Em outubro, os educadores aprenderão sobre música e os cantos na creche, oficina que será ministrada pela professora Aglaé Fontes Alencar. Já em novembro, o tema trabalhado será a arte na creche com o uso da magia e da criatividade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]