[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O trabalho intitulado Relato de experiência: Assessoria e consultoria em fonoaudiologia no programa radiofônico Educação em Pauta foi apresentado com sucesso no 21° Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, que aconteceu no período de 22 a 25 de setembro, em Porto de Galinhas, Pernambuco. Produzido pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o programa tem por objetivo abrir mais um canal de comunicação entre a Educação e a sociedade sergipana. O programa é exibido todas as sextas-feiras, das 7h45 às 9h da manhã, na Radio Aperipê AM, 630 khz.
 
Mais de 2000 fonoaudiólogos de todo o Brasil participaram do evento em Porto de Galinhas, que teve palestras, debates e workshops conduzidos por mais de 350 renomados especialistas nacionais e 18 internacionais, vindos de oito países.
 
O trabalho teve como objetivo mostrar as ações desenvolvidas no programa em parceria com os educadores, que contribuem para a promoção, aprimoramento e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição, linguagem oral e escrita, motricidade orofacial e voz que favoreçam e aperfeiçoem o processo de ensino e aprendizagem.
 
O programa Educação em Pauta é realizado pela equipe da Ascom/Seed, formada pela assessora de comunicação, Ofélia Freire Onias; a fonoaudióloga Neuza Sales, o produtor Gilton Lobo Menezes e os apresentadores Paulo Rogério de Carvalho Fernandes e Taís Olívia Rocha dos Santos.
 
O trabalho envolvendo o “Educação em Pauta” foi apresentado no seminário por Marlos Noronha, professor de Fonoaudiologia do Campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS), na ultima terça-feira, 24. “Inicialmente, gostaria de agradecer a confiança depositada pela equipe para apresentar esse extraordinário trabalho. O relato foi apresentado para profissionais de várias partes do Brasil. Colegas fonoaudiólogos chilenos ficaram admirados com a proposta do trabalho e o apoio da Seed de Sergipe e o engajamento deste órgão com o programa, que envolve prevenção e promoção de saúde, além de capacitar profissionais para o uso correto da voz”, relatou o professor.
 
O professor Marlos Noronha ressaltou o caráter inovador do programa e acrescentou que essa proposta poderá ser semeada em outros estados para aumentar o número de profissionais capacitados.
 
Segundo a fonoaudióloga Neuza Sales, o programa Educação em Pauta é instrumento fomentador do desenvolvimento, valorização e qualidade da educação pública. “A evolução da expressividade oral dos apresentadores agrega valor ao programa. As ações desenvolvidas pela fonoaudiologia previne disfonia e promove a saúde da comunicação coletiva e favorece e aperfeiçoa o processo de ensino e aprendizagem”, destacou a fonoaudióloga.
 
Satisfação

 
Para a jornalista e apresentadora Taís Olívia, o trabalho apresentado no congresso foi fruto do trabalho sério realizado entre a equipe e a fonoaudióloga. “Focamo-nos em melhorar a cada edição do programa a comunicação com o público e, sobretudo, poder fornecer um produto de qualidade que expresse o desejo da Secretaria de Educação de Sergipe, que é trazer para os alunos, professores, servidores, enfim, todas as informações pertinentes à Educação da melhor forma possível”, ressaltou a apresentadora.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.