[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Assessoria de Planejamento (Asplan) da Secretaria de Estado da Educação (SEED) realiza nesta quinta-feira, 26, a partir das 8h, no Centro de Qualificação Docente (CQP), o 1º Encontro da Capacitação do Programa de Formação Continuada de Apoio à Leitura e Escrita (PRALER). O evento é voltado para os supervisores do programa de 26 municípios sergipanos. O Praler é um programa semipresencial, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), na modalidade de educação à distância, que utiliza material impresso para o estudo individual e coletivo de professores e formadores do ensino fundamental das escolas públicas.

O objetivo é oferecer um curso de formação continuada aos professores das séries iniciais, complementando as ações já desenvolvidas pelas Secretarias de Educação Municipais e do Estado, assim como, propiciar fundamentação teórica que respalde a prática e as experiências pedagógicas realizadas para a melhoria da alfabetização dos alunos.

Para a gerente de Ensino e Aprendizagem da Asplan, Tânia Maria Oliveira Carvalho, o programa busca valorizar as experiências e os saberes do professor, promovendo a reflexão sobre sua ação educativa. "A metodologia e os materiais do programa voltam-se para o grande desafio de alfabetizar estudantes da rede pública das redes estadual e municipal".

A diretora da Asplan, Dansilvia Oliveira, disse que a proposta pedagógica do PRALER privilegia o desenvolvimento da consciência fonológica do sistema da língua (correspondência entre o som e a escrita das palavras) e a construção de procedimentos mais amplos de leitura, a partir do convívio intenso dos alunos com textos de diversos gêneros.

Programação

O evento será aberto às 8h com um acolhimento, através de uma Dinâmica de Socialização. Em seguida, serão apresentados os informes sobre o programa. Logo após, às 9h, haverá uma apresentação geral do programa, pela gerente Tânia Carvalho. Às 10h, terá "Estudos das Temáticas das Seções da Unidade I" do programa. Às 10h30min, os cursistas participarão de Oficinas Pedagógicas, mediada pela supervisora estadual, Gleide Nadja Santos Leite. Às 12h30min haverá uma apresentação dos trabalhos em plenária, seguido do encerramento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.