[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Educação (DED), promoverá, a partir desta segunda-feira, 3, o I Ciclo de Estudos e Debates Todos pelo Saeb e Prova Brasil. Os profissionais de educação das escolas públicas estaduais receberão orientações de técnicos do Instituto de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). A ação é em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e vai prosseguir até outubro.

Na abertura dos trabalhos ocorrerá uma palestra no Centro de Convenções de Sergipe, às 19h, com o tema “Saeb e Prova Brasil: Histórico e Organização”, a ser proferida pelo coordenador de Instrumentos e Medidas do INEP/MEC, Roberto Mauro de Pádua Moreira.

Esse I Ciclo de Estudos e Debates Todos pelo SAEB e Prova Brasil tem como foco os professores que lecionam nas turmas de 4ª série/5º ano, 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental, e 3º ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

“Compreendemos que a escola é o lugar de transmissão e construção do conhecimento. Neste contexto, debates sobre avaliação são fundamentais no sentido de discutir os processos de ensino e aprendizagem, elaborar diagnósticos e definir novas estratégias visando à qualidade da educação”, afirmou a diretora do DED, professora Izabel Ladeira.

Segundo ela, as avaliações promovidas pelo Inep ainda não foram totalmente assimiladas pelos professores, acarretando restrições em relação às provas. “Muitos afirmam que essas avaliações não ajudam a resolver os problemas em sala de aula; outros alegam que as questões propostas não refletem a realidade que os alunos aprendem em sala de aula; há também os que não entendem os critérios de divulgação dos resultados das provas. Uma vez que estas avaliações vieram para ficar, melhor é entender o que de fato são e o que avaliam”, reforçou a diretora.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.