[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Gestores municipais e professores estão participando durante toda esta terça-feira, 4, do Seminário Estadual de Educação do Campo. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com o Comitê Estadual de Educação do Campo, e está sendo realizado no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação do Campo da Seed, professora Acácia Daniel, o evento tem como objetivo esclarecer aos gestores municipais sobre a necessidade do fortalecimento da educação no campo. “Estamos fazendo uma discussão da política de educação no campo para que os municípios tenham uma melhor compreensão de qual é o seu papel nessa questão para que as crianças tenham acesso à educação. É necessário que eles se sensibilizem sobre a importância da concretização das diretrizes da educação no campo”, disse.

Políticas de educação no campo

O evento conta com a participação de secretários municipais de educação, parlamentares e representantes de diversas instituições ligadas ao campo. A representante da Secretaria de Estado da Educação, Maria José Silva, destacou as diversas ações que a Seed tem feito no sentido de ampliar e melhorar o ensino no campo.

“A Secretaria tem feito um esforço muito grande para implementar e concretizar a política de educação do campo no estado. De 2009 para cá conseguimos executar 36 turmas do Pró-Jovem Campo Saberes da Terra, e agora em novembro teremos a execução de mais 36 turmas, referentes a mil educandos. “Espero que a gente possa subir mais um degrau na reflexão e na contribuição para a educação do campo em nosso estado”, disse.

A deputada estadual e professora Ana Lúcia (PT) destacou a necessidade de incluir a educação no campo no projeto que destina 10% do Produto Interno Bruto (PIB) à educação. “A luta pelos 10% é necessária para que se resolvam os graves problemas da educação. Queremos que a educação no campo possibilite a participação do camponês em uma sociedade inclusiva e mais justa”, afirmou.

Já o deputado estadual e representante de movimentos sociais, João Daniel, adiantou que nos próximos 30 dias será realizada uma audiência pública sobre a educação no campo. “Nós temos um grande objetivo, que é ajudar a construir um projeto de educação no campo, Já aprovamos na Assembleia Legislativa a realização de uma audiência pública, com a participação do Ministério da Educação. Nós sabemos da importância do campo para um país que pensa em construir uma sociedade justa, igualitária e fraterna”, declarou.

Seminário

A representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Simone Moura, explicou que o seminário é uma oportunidade de fazer com que os gestores possam vislumbrar medidas que venham a melhorar as escolas no campo para que os alunos possam ter uma educação de melhor qualidade.

A representante da Secretaria de Educação de Canindé do São Francisco, Irandi Silva de Jesus, também se mostrou satisfeita com a realização do encontro. “Este seminário é importante para que se possa discutir a educação no campo com seriedade, não a partir de programas, mas a partir de políticas direcionadas à nossa realidade”, disse.

A mesma opinião foi compartilhada pela secretária de educação de Nossa Senhora da Glória, Maísa Feitosa Silva Dantas. “Essa é uma discussão muito boa, que já vem acontecendo lá em nossa região do Alto Sertão, e agora com todos os municípios para melhorar cada vez mais a educação no campo em nosso estado”, afirmou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.