Educação facilita inscrição dos alunos da rede estadual no Enem e promove palestra sobre o tema
Começam nesta segunda-feira, 13, e prosseguem até o dia 27 as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para facilitar a inscrição dos alunos da rede pública, a partir de hoje a Secretaria de Estado da Educação (Seed) disponibilizou o acesso livre aos laboratórios de informática das escolas àqueles que farão o exame.
Com o intuito de subsidiar os professores sobre o novo modelo de avaliação, a Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Federação dos Estabelecimentos de Ensino Particular de Sergipe (Fenen), também realizou na noite da última sexta-feira, 10, uma palestra sobre o Enem.
Proferida pelo professor Mateus Prado, especialista no assunto e membro da Fundação Henfil, o evento reuniu, no auditório da Seed, professores de ensino médio e ensino médio inovador de escolas da rede pública estadual de ensino. Na ocasião os docentes puderam dirimir dúvidas e compreender melhor o exame que possibilita o ingresso dos estudantes em universidades públicas.
Em sua palestra, o professor Mateus Prado procurou desmistificar o Enem explicando a diferença entre o vestibular convencional e o Exame Nacional do Ensino Médio. “O vestibular é conteudista, enquanto o Enem trabalha mais a cognição, competências e habilidades que requerem a redução de conteúdos e a valorização das ações cognitivas. Em suma, o Enem trabalha com os quatro pilares da educação, que são aprender a fazer, a ser, a conviver e a conhecer”, explicou o professor.
Ele afirmou que o Enem é uma forma de diminuir as desigualdades entre um aluno da escola particular em relação ao aluno da escola pública. “Se o professor compreender bem a metodologia do Enem, o aluno, principalmente da rede pública, sairá ganhando, pois obterá mais conhecimentos específicos na área que quer seguir, e isso com certeza diminuirá o abismo entre o aluno que concluiu o ensino médio em escola pública daquele que o concluiu em escola particular”, frisou o professor Mateus Prado.
Ações da Seed
A professora Maria Izabel Ladeira, diretora do Departamento de Educação de Seed, salientou que essa palestra foi mais uma ação do Governo de Sergipe para preparar melhor o aluno da rede pública no momento em que for prestar o Enem. “Essa foi uma boa oportunidade para os professores conhecerem melhor o Enem e poder levar esses conhecimentos para a sala de aula. Quero frisar que essa palestra foi uma gentileza da Fenem, que trouxe o professor Mateus Prado para Sergipe a fim de prestar todo o esclarecimento possível a todos os professores sobre o Enem”, declarou a professora.
O assessor da Fenem, professor Wellington Menezes, explicou que achou necessário trazer essa palestra aos professores da rede pública de ensino. “Os ventos do Enem chegaram com força a Sergipe e com certeza promoverão grandes transformações para a educação em nosso estado. Esse novo método de avaliação trará grandes transformações em sala de aula valorizando as competências e habilidades que são a base de formação para o aluno da educação básica”, disse o professor Wellington.
Satisfação dos professores
Os professores que compareceram à palestra saíram muito satisfeitos do evento, como afirmou o professor Ivan Paulo Santos, que leciona no Colégio Estadual Barão de Mauá. “Tínhamos duas preocupações: a formação do aluno e a preparação dele para o vestibular. Como o Enem se tornou a forma de ingresso para a Universidade Federal de Sergipe, precisamos compreender melhor a sistemática das questões e simular esse modelo para os estudantes. O professor Mateus conseguiu dirimir muitas dúvidas minhas e dos meus colegas em relação a isso”, afirmou Ivan.
Para o professor Arivaldo Montalvão, que leciona no Colégio João Alves Filho, a palestra foi enriquecedora. “Essa palestra colaborou muito para a nossa prática diária na escola. O Enem veio democratizar o acesso de qualquer estudante a uma universidade pública. Essa iniciativa da Seed em promover esse diálogo com um especialista no assunto foi enriquecedora, dando mais segurança para trabalhar todos os conteúdos junto aos alunos nos moldes do Enem”, revelou o professor.
A professora Aída Ramos, coordenadora do Colégio Estadual João Alves, concordou com o colega. “Foi excelente esse evento tanto para o corpo docente, quanto para a equipe diretiva da escola. Temos aplicado simulados nos sábados letivos para nossos alunos nos moldes do Enem, mas sempre fica alguma dúvida que pode ser esclarecida com a excelente palestra de hoje”, salientou a coordenadora.
Sobre o Enem
O exame do MEC é realizado uma vez por ano e tem cinco provas: quatro com questões de múltipla escolha e uma redação. Sua nota pode ser usada para processos seletivos centralizados pelo próprio ministério ou em vestibulares de instituições públicas e particulares que usam a pontuação do Enem parcial ou integralmente para selecionar seus calouros.
O Enem 2013 é obrigatório para estudantes interessados em disputar vagas em mais de 100 instituições federais e estaduais de ensino superior participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, devem se inscrever para a prova vestibulandos que pretendem cursar a faculdade em uma instituição particular com bolsa de estudos parcial ou integral do Programa Universidade para Todos (Prouni).
- Educação facilita inscrição dos alunos da rede estadual no Enem e promove palestra sobre o tema –