[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Divisão de Educação Especial (Dieesp), promove no período de 30 julho a 3 de agosto, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no auditório da Diretoria de Educação de Aracaju, a 1ª Semana de Discussão sobre o Processo avaliativo do Aluno com Deficiência. A proposta é discutir o processo de inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino.  Participam dos trabalhos: técnicos da Diessep, diretorias regionais de educação, responsáveis pela educação especial, professores da rede, técnicos do Departamento de Educação, Inspeção Escolar, Creese e Departamento de Educação Física.

Para a professora Maria Aparecida Nazário, diretora da Divisão de Educação Especial, o processo de discussão ainda está apenas iniciando. “Estamos criando um espaço de discussão para construir um referencial de avaliação para o aluno com deficiência, objetivando garantir o acesso com a participação, aprendizagem e continuidade aos níveis mais elevados de ensino. Depois de finalizada a primeira etapa de discussão, espera-se trazer uma proposta para avaliar nossos alunos”, ressaltou a professora.

A psicopedagoga da Diretoria de Educação de Aracaju, Vera Lúcia Batista da Silva, relata que a discussão permeia, principalmente, sobre o ensino para os estudantes autistas e com deficiência intelectual. “Nosso maior desafio é avaliar esse aluno. Os professores das salas de recursos já se encontram preparados. Entretanto, os professores do ensino regular ainda têm dificuldades no processo inclusivo, por isso, a necessidade da discussão, da troca de experiências, das sugestões daqueles que têm contato com os alunos”, informou a psicopedagoga.

Propostas

Na opinião de Patrícia Ramos, técnica da DRE 8, avaliar o aluno deficiente é um grande desafio.  “Estamos desenvolvendo a educação inclusiva, e  neste sentido o Governo tem mobilizado as secretarias de educação, as escolas e até a própria comunidade. “Estamos avançando, mas temos muita coisa ainda a fazer. É um processo longo e cuidadoso, com muitas discussões, para enfim traçar propostas que possam beneficiar nossos alunos especiais”, disse a técnica.

A expectativa é de que até o final do evento seja elaborada uma proposta de referencial de avaliação da aprendizagem para os alunos com deficiência da rede estadual de ensino.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.