[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Educação Especial (Dieesp), realizou na manhã desta quarta-feira, 2, no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dórea, a solenidade de entrega dos certificados aos 22 alunos com deficiência visual que concluíram o curso de Massagem Sueca. Fruto de uma parceria entre a Seed e o Senac, o curso foi idealizado para atender à política de inclusão social desenvolvida pelo Governo do Estado.
 
“A qualificação profissional de pessoas com deficiência é uma obrigação do poder público, e a Seed tem cumprido esse dever com muito empenho e competência. Esse momento é muito significativo, pois estamos dando a oportunidade a esses jovens de terem uma profissão reconhecida legalmente com qualificação e prontos para ingressar no mercado de trabalho”, declarou a professora Maria Aparecida dos Santos Nazário, diretora do Dieesp.
 
Para o diretor regional do Senac, Paulo do Eirado Filho, a parceria com a Seed foi fundamental para o sucesso do curso de massagem sueca. “Foi esta parceria com a Seed que oportunizou a inclusão de pessoas com deficiência nas ações educativas do Senac. Estamos com a sensação de dever cumprido. Quero frisar que o Senac está sempre disposto a firmar novas parcerias e realizar formações dessa magnitude”, afirmou o diretor.
 
Novos conhecimentos
 
O aluno Pedro Dantas Ribeiro percebeu que, apesar da deficiência visual, ele é capaz de adquirir novos conhecimento e exercer com qualidade qualquer função. “Foi um excelente aprendizado para mim. Percebi que posso vencer barreiras e ter uma profissão. Adquiri autoconfiança e estou otimista em conseguir uma colocação no mercado de trabalho”, disse o aluno.
 
Confiante também ficou a aluna Luzia do Nascimento, que espera em breve conseguir um emprego. “Estou vivendo hoje um momento ímpar na minha vida, pois estou devidamente capacitada para exercer uma profissão. Quero agradecer essa iniciativa da Seed e do Senac e espero que outras formações sejam realizadas para pessoas com necessidades educacionais especiais”, concluiu Luzia.
 
Encaminhamento
 
Segundo a analista educacional do Senac, Alzira Leite Aragão, os alunos podem contar com o apoio da instituição para a inserção deles no mercado de trabalho. “Temos no Senac o setor de banco de oportunidades em que o aluno que concluiu nossos cursos é cadastrado e encaminhado a empresas e órgãos que nos solicitam profissionais de diversas áreas”, garantiu Alzira.
 
Para Willian Guerra, professor de massoterapia, o interesse dos alunos pelo curso foi emocionante e provou que, com estímulo e comprometimento, é possível vencer os obstáculos. “Para mim foi uma imensa satisfação ministrar esse curso. Garanto que aprendi mais do que ensinei. Esses alunos brilhantes provaram que, apesar da deficiência visual, são capazes de enxergar muito além do que imaginamos”, afirmou o professor.
 
Uma prova disso foi a apresentação do número musical do aluno Lucas Aribé, que emocionou os presentes cantando belas canções da musica popular brasileira. “Acredito que o amor foi primordial para a realização desse curso. Foi um reconhecimento do deficiente enquanto cidadão capaz e igual a qualquer outro. Agradeço muito à Secretaria de Estado da Educação e ao Senac por acreditar em nossa capacidade para exercer uma profissão”, revelou Lucas.
 
Prêmio
 
O estado de Sergipe foi premiado nacionalmente com o troféu Martelo de Ouro pela contratação, através de pregão eletrônico, do curso de Massagem Sueca. “Fico muito orgulhoso em poder participar desse evento e apresentar o prêmio aos alunos e professores. Parabenizo a todos os presentes e à equipe da Seed, que realizou um trabalho muito importante e difícil. Promover um curso dessa natureza é realmente fundamental para a valorização e inclusão do cidadão com necessidades educacionais especiais”, afirmou Márcio Zylberman, superintendente-geral de compras centralizadas da Secretaria de Estado da Administração (Sead).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.