[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O período carnavalesco tem sido de grande inspiração para coordenadores e professores das Escolas Municipais de Ensino Infantil e Fundamental. A criatividade na elaboração dos eventos comemorativos tem atraído pais de alunos e a comunidade dos bairros para prestigiarem os tradicionais carnavais – mirins das escolas.
No bairro Santos Dumont, a festa foi ontem à tarde e liderada pela equipe de professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Maria Clara Machado. Ao ritmo das marchinhas, do frevo e do maracatu, a alegria e o compasso das danças motivou pais de alunos e toda a comunidade.
Hoje pela manhã o endereço para quem desejou curtir mais uma prévia carnavalesca foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Bonfim, localizada no Conjunto Bugio. Os alunos, que ontem fizeram a animação do Carnaval da Paz da EMEI Maria Clara Machado, hoje prepararam suas fantasias e máscaras e dançaram com a professora de Educação Física da escola, Meire Farias, o frevo e o samba, danças que continuam fazendo a história dos carnavais em todo o Brasil.
O objetivo dos coordenadores da festa foi promover aos alunos a persepção à novos estilos musicais, além de fazê-los mergulhar no contexto histórico que marca o festejo. “Criamos a estratégia de levar às crianças os ritmos e danças que embalaram os carnavais tradicionais para que estas não fiquem tão bitoladas aos ritmos destacados pela mídia, a exemplo do pagode e do axé, que pouco conhecimento proporciona aos alunos”, afirma Meire Farias.
As crianças se recusam a ir embora, só para não abandonar a festa”, é a conclusão da satisfeita coordenadora da EMEI Dom Avelar Brandão Vilela, Maria de Lourdes Santos, que teve na empolgação das crianças a prova concreta de ter realizado um bom trabalho que além de festivo foi educativo. A comemoração resgatou ainda a história e os hinos que marcaram os antigos carnavais. Houve festa carnavalesca também na Escola Municipal de Ensino fundamental Oscar Nascimento, no bairro Santo Antônio.
Mas, a festa parece não durar apenas quatro dias para alguns foliões-mirins. A animação se estende até a sexta-feira, dia 27. Na Escola Letícia Soares de Santana, no bairro Santos Dumont, está sendo organizada uma ressaca carnavalesca. Desde já, alunos e professores da escola confeccionam fantasias e máscaras para, juntos com os pais dos alunos, desfilarem no baile, cuja inspiração do tema se deu no resgate aos ritmos dos carnavais antigos. Segundo a coordenadora pedagógica, Soraia Borges Maia, a idéia é promover uma pequena cerimônia de encerramento desse período de festas carnavalescas nas escolas da Rede Municipal de Ensino e, estrategicamente, aproveitar o custo reduzido dos materiais indispensáveis à ornamentação para, assim, incrementarmos da melhor maneira o ambiente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.