[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Até o final da manhã desta terça-feira, 28, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) havia coletado apenas 70 bolsas de sangue. De acordo com levantamento inicial do serviço, o acumulado de doações na unidade, de 01 a 28 de maio, soma 2.167 bolsas coletadas. Segundo a avaliação da unidade, alguns fatores contribuem para a redução do comparecimento de doadores ao Hemose, entre eles, o aumento do número de pessoas com gripe, resfriados e viroses, além das dificuldades por conta das chuvas.

Segundo a gerente da Coleta do Hemocentro de Sergipe, Florita Aquino, o estoque de sangue da unidade precisa manter uma regularidade em função do atendimento da rede hospitalar, onde são efetuados os procedimentos alta complexidade.

“As bolsas de sangue são destinadas aos procedimentos que variam conforme o tratamento do paciente como cirurgias cardíacas, intervenções cirúrgicas para atender acidentes, traumas, tratamentos oncológicos, renais e doenças hematológicas”, explica a gerente.

Florita Aquino salienta ainda que o sangue coletado está insuficiente para manter o estoque regular. “O sangue que entra na unidade é, na totalidade, encaminhado para os hospitais e maternidades. É importante que as pessoas, em bom estado de saúde, compareçam ao Hemose para doar sangue e prestar esse ato de solidariedade”, alerta a enfermeira.

O Hemose está localizado na avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A coleta de sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados e feriados das 8h às 12h. Informações pelos telefones (79)3225-8000 e 3259-3174.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.