[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O mês de junho é marcado pelas celebrações populares no Nordeste, e este ano, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) também entrará no clima e realizará dois concertos inesquecíveis para os músicos e também para o seu público. O primeiro desses concertos acontecerá na quarta-feira, 5 de junho, no Teatro Tobias Barreto e contará com a presença de dois convidados que prometem surpreender a todos.

A apresentação que terá início às 20h30, contará com a regência do maestro assistente, Daniel Nery, e terá participações especiais do grupo Cataluzes e também do grupo de choro Brasileiríssimo, dois grupos que têm grande referência na música popular sergipana e que encantam com suas músicas e sonoridade.

No repertório, músicas conhecidas do público, como ‘Carinhoso’ e ‘Lamentos’, de Pixiguinha e João de Barro; ‘Tico-Tico no Fubá’, de Zequinha de Abreu; ‘Pedacinhos do Céu’, de Valdir Azevedo; e muitas outras, que terão a participação do grupo Brasileiríssimo. Já o grupo Cataluzes, cantará, entre outras canções ‘Cheiro da Terra’, ‘Viola Guia’ e ‘Paixão de Aprendiz’.

Para Daniel Nery, a apresentação é uma das principais novidades da temporada 2013 do grupo e promete surpreender o público que prestigiar a apresentação. “Reunir o Grupo Cataluzes e o Brasileirissimo, onde o primeiro representa a cultura e a tradição do nosso estado e o segundo, a essência da música brasileira através do choro,  vai ao encontro do projeto da ORSSE de fomentar a produção local fortalecendo a interlocução com os movimentos culturais sergipanos, levando a nossa cultura ao país”, diz Daniel.

O músico do grupo Cataluzes, Antônio Amaral, destaca que as expectativas para o concerto são muito positivas e que o grupo está esperando ansiosamente a apresentação. “É um prazer muito grande podermos nos apresentar com a Orsse, pois é uma oportunidade que vamos ter de executarmos nossas músicas com arranjos sinfônicos. Acreditamos que será algo bastante significativo para o grupo e também para o público”, completou.

Os ingressos para esta apresentação já estão sendo vendido na bilheteria do teatro a preços populares. A Orquestra Sinfônica de Sergipe é uma realização do Ministério da Cultura, do Instituto Banese e do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio do Banese e da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Sobre o regente e convidados

Daniel Nery é regente assistente da Orquestra Sinfônica de Sergipe, Bacharel em Composição e Regência pela UNESP e Mestre em música pela mesma instituição. Tem na sua formação, nomes da regência orquestral e coral como Isaac Karabtchevsky, Roberto Tibiriçá, Johannes Schlaefli (Suíça), Osvaldo Ferreira (Portugal), e Fábio Mechetti.

Nery já esteve à frente de importantes orquestras como Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Em Atibaia/SP, foi regente do Coral Masculino Cantores de Atibaia e da Banda Sinfônica Primeiro Movimento, além de dirigir a Orquestra Jovem e a Big Band municipais. Premiado no I Concurso Carlos Gomes para Jovens Regentes, é também professor de regência na Universidade Federal de Sergipe.

Grupo Brasileiríssimo

O Grupo Brasileiríssimo é um grupo de choro que há dois anos atua no cenário musical de Sergipe e vem expandindo os horizontes da música brasileira, através do trabalho de pesquisa e divulgação do choro. Eles apresentam ao público um repertório variado de composições dos mais representativos compositores nacionais, arranjadas, especificamente, para formação do grupo. É formado por Ricardo Vieira (violão 7 cordas e arranjos), Everson Vimes (violão 6 cordas), Felipe Freitas (clarinete), Fernando Freitas (bandolim), Felipe Lima (pandeiro) e Maiume Vieira (vocal).

Em seu primeiro ano de formação, o Grupo Brasileiríssimo teve a honra de dividir o palco do Teatro Atheneu com os grandes ícones do Choro como Zé da Velha e Silvério Pontes. Ainda em 2012, teve a música Maxichorando (Ricardo Vieira) como finalista do IV Festival de música da Aperipê, em Aracaju/SE.

Em 2013, iniciou suas atividades musicais participando do XXXVIII Encontro Cultural de Laranjeiras (Laranjeiras/SE) e durante os meses de fevereiro e março produziu a I Temporada de Choro no Café da Gente, anexo ao Museu da Gente Sergipana, tornando este um dos principais points do choro sergipano na atualidade.

Nos últimos meses o grupo tem voluntariamente contribuído para o resgate do Choro ao vivo nas rádios, apresentando-se quinzenalmente no programa ‘Choros e Canções’, da Rádio Aperipê FM, levando além da música, uma série de informações sobre a história e curiosidades do Choro e seus compositores.

Atualmente, o grupo tem participado de importantes eventos da música local, tal como a série de concertos didáticos do Circuito SESC de Música 2013, além da II Temporada de Choro no Café da Gente. Para firmar o propósito artístico cultural do grupo, está em fase de produção o primeiro CD do Grupo, com composições autorais abrangendo os diversos ritmos do gênero, tais como o Maxixe e o Choro Canção.

Grupo Cataluzes

O grupo Cataluzes nasceu no início dos anos 80, e tem uma trajetória significativa não só na realização de shows, mas também na participação de eventos, como festivais, encontros culturais e programas de televisão. Em 1983 gravou o seu primeiro disco, ‘Viagem Cigana’, com arranjos, regência e participação instrumental do maestro Paulo Moura, além das presenças de Rui Quaresma (violão e direção de estúdio), Jaques Morelembaum (cello), Joel Nascimento (bandolim), Túlio Mourão (teclados) e Jorge Degas (baixo), entre outros.

Seu segundo disco, ‘Sangue D’alma’, com músicas inéditas, foi lançado em janeiro de 2001. Em 2007 o grupo realizou uma turnê por Portugal, onde fez diversas apresentações pelo país. A formação atual do grupo é Valdefrê (voz e violão), Cláudio Miguel (voz e violão), Oswaldo Gomes (voz e violão) e Tonho Amaral (percussão).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.