[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma comitiva composta por diretores, coordenadores e apoiadores técnicos da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) realizou na última sexta-feira, 26, um itinerário de visitas às unidades gerenciadas pela entidade no alto Sertão sergipano. Foram visitados os Hospitais Regionais de Nossa Senhora da Glória e Itabaiana, além das bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) em Glória, Monte Alegre e Canindé do São Francisco. O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Saúde, Jorge Viana, também participou da ação.

“O nosso objetivo é conversar com as equipes que trabalham diretamente no atendimento à população e ver de perto a realidade vivenciada por eles, o processo de gestão e o funcionamento dos serviços em cada unidade. Viajamos com um grupo bastante qualificado, a diretoria operacional da FHS está em peso, para que todos sintam, de fato, como é a realidade lá na ponta do serviço”, comentou Emanuel Messias. Segundo ele, este cronograma de visitas contemplará todas as bases descentralizadas do Samu.

Hospitais Regionais

As visitas tiveram início pelo Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória. A unidade passa por obras de ampliação e modernização e já se encontra com mais de 70% do processo finalizado. A próxima etapa é a ampliação do Centro Cirúrgico, que exigirá da gestão bastante desenvoltura para transferir os serviços para nova ala sem prejudicar o atendimento.

“Aqui em Glória há uma peculiaridade: o hospital vai abrir o funcionamento de grande parte da obra que já foi construída, algo em torno de 70% do total. Com isso, vamos transportar os serviços para esta nova área e dar início à fase final da reforma no prédio antigo”, explica Emanuel Messias.

De acordo com diretor operacional da FHS, Edvaldo Santos, a principal preocupação com a transferência do Centro Cirúrgico para nova ala está no suporte às cirurgias ortopédicas e, sobretudo, na necessidade de garantia à assistência materna.

“Estamos vendo uma forma de transferir o Centro Cirúrgico para esta nova ala, de modo a não comprometermos a realização de partos, muito menos a retaguarda ortopédica do hospital”, explica Edvaldo Santos, salientando que hoje o hospital é responsável pela realização de uma média de 40 partos por semana.

Em Itabaiana, a equipe visitou as novas alas do Hospital Regional Pedro Garcia Moreno Filho que já foram entregues e que, neste momento, comportam os serviços transferidos para que a antiga ala desse início ao processo de reforma e ampliação. “As obras do hospital estão com um ritmo bom e agora o próximo passo é a construção do novo Centro Cirúrgico e da nova ala de Unidade de Terapia Intensiva”, avaliou Emanuel Messias.

Samu

As visitas às bases descentralizadas do Samu de Glória, Monte Alegre e Canindé do São Francisco estão inseridas no planejamento da Diretoria Geral da FHS. De acordo com Edvaldo Santos, essas visitas fornecerão substrato suficiente para produção de um relatório de gestão. “Com este relatório, saberemos qual é a real situação de cada base descentralizada. Nosso desejo é de dar início às adequações que algumas delas já necessitam”, explica.

Em cada visita realizada foram verificadas as condições físicas de funcionamento da base, o funcionamento de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, as condições do mobiliário e, sobretudo, as condições de funcionamento das Unidades de Suporte Básico (USB) e de Suporte Avançado (USA).

“A visita foi ótima e demonstra a vontade da Fundação de melhorar as nossas condições de trabalho”, disse o auxiliar de Enfermagem da base do Samu de Canindé do São Francisco, Jamisson Santos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.