[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha Filho, esteve reunido com representantes da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT),  da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) objetivando a regularização dos bares localizados nas praias de Aruana e Sarney.

Para Elber, o ajustamento do espaço litorâneo da capital sergipana é fundamental para a manutenção da movimentação turística de Aracaju. O secretário lembrou também do projeto do governo de reorganização urbanística de toda a extensão da Orla de Atalaia. “Temos que dar uma nova cara a um dos cartões postais mais bonitos de Aracaju. O projeto Orla Legal complementa a ideia do governador Marcelo Déda de reestruturar a Orla de Atalaia e a Setur está à disposição para ajudar na medida em que for possível”, garantiu.

De acordo com o presidente da Adema, Genival Nunes, o Orla Legal é um projeto do Governo Federal que tem o objetivo de ‘limpar’ toda a faixa litorânea do Brasil. “Este projeto já está sendo executado em todo o país, mas, nós entendemos que a questão dos bares perpassa pela tradição dos sergipanos e a manutenção daqueles bares é imprescindível para que tenhamos cada vez mais um turismo forte em Sergipe”, disse.

A Emurb explicou que já estão sendo feitas ações de ajustamento do espaço dos bares da Aruana e Sarney, tudo em consonância com a Adema e órgãos competentes. A diretora de Urbanismo da Emurb, Anete Hermínia, explicou que grande parte dos estabelecimentos está em processo de adequação às normas dos órgãos ambientais e estruturais do estado e município, a exemplo da adequação do solo. A diretora disse também que, inicialmente, cinco bares servirão de modelo. “O Bar Kaninha, Parati, Habeas Beach, La Bamba e Com Amor Beach Bar vão participar de um consórcio de licenciamento inicial por possuírem as maiores estruturas. Após isso, os menores também seguirão um padrão automaticamente”, acredita.

Já o presidente da Associação dos Bares da Rodovia José Sarney (Praia Viva), Alberto Campos, destacou a importância da participação dos governos para solucionar os problemas daqueles estabelecimentos. “Essa reunião foi bastante satisfatória porque sabemos do empenho e dedicação dos órgãos em querer resolver essa situação que realmente é difícil, mas, a Secretaria de Turismo, junto com a Emurb e Adema, vai definirem essa questão”, ressalta.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.