[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As comemorações alusivas à Semana da Pátria foram abertas ontem, dia 31, pela Prefeitura de Aracaju e mereceram os aplausos de centenas de expectadores que compareceram ao bairro Siqueira Campos para prestigiar o desfile cívico estudantil 2003.

Palco dessa grande comemoração, a rua Bahia foi o local onde concentrou-se o público do próprio bairro e adjacências para assistir aos festejos, que começaram às 8 horas, terminando por volta das 13 horas.

Com o tema Aracaju: Origem e Cultura de um povo, a manifestação contou com o desfile de 31 escolas da rede municipal e duas da rede particular de ensino que demonstraram a mistura de raças, o sincretismo religioso e a diversidade cultural que constitui a singularidade do aracajuano.

Antes do início do desfile era possível observar os olhares atentos de expectativa de algumas pessoas. Dona Josefa Maria Góis, 80 anos, não escondia a ansiedade de ver suas duas netas desfilando pelo Colégio Militar de Sergipe. “Meu marido era oficial da Polícia Militar e vendo minhas netas hoje desfilando pelo colégio militar, é para mim a continuidade de todo um processo de vida. Todo ano venho ver a grandeza do nosso Estado que é para mim esse desfile e só saio daqui no finalzinho”, disse.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o tema se desdobrou em sub-temas que demonstraram a expansão da cidade, através da formação histórica e cultural dos seus bairros.

Após a apresentação do escudo municipal e das bandeiras nacional, estadual e municipal, a Banda Marcial da EMEF Jucelino Kubistschek conduziu um pelotão de bandeiras de todas as unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação que participaram dos desfiles, concluindo o cerimonial com o Programa Bolsa Escola Cidade Criança.

Na seqüência um carro alegórico intitulado A ORIGEM, deu início ao desfile temático onde cada escola apresentou o resultado da sua pesquisa, finalizando com o carro alegórico SÃO JOÃO NA PRAÇA, que focalizou aspectos da cultura popular de Sergipe.

“Estou gostando do desfile e me emociono todas às vezes. Desde pequeno que acompanho o desfile estudantil. Vendo essas manifestações a gente passa a acreditar que essa nação é uma nação verdadeira, onde seus filhos são respeitados e têm dignidade”, comentou José Alves, funcionário público.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.