[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A delegação de Sergipe composta por 114 profissionais, entre gestores da Assistência Social e técnicos que trabalham com esta política nos municípios sergipanos, viajou no final da manhã de hoje para Salvador, capital baiana, onde o grupo participará do IX Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social. A delegação de Sergipe é a segunda maior do Encontro, representando 47 municípios, ou o equivalente a uma representação de 62,66% dos municípios sergipanos. Estão neste Encontro, 1.111 participantes representando 552 cidades de todos os Estados brasileiros.

Os gestores e técnicos se acomodaram em dois ônibus e saíram da Estação Cidadania, localizada à praça Olímpio Campos, por volta das 11 horas, levando na bagagem a expectativa de um intercâmbio que possa unificar as práticas da política de assistência social de acordo com a realidade de cada município brasileiro. “A efetiva participação dos municípios sergipanos neste evento contribui para o fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social em todo o Estado de Sergipe”, analisa a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas) de Sergipe, Rosária Rabelo, que é secretária de Assistência Social e Cidadania de Aracaju (Semasc).

Os gestores, que foram mobilizados pelo Coegemas/SE, não escondem o entusiasmo pela oportunidade de participar deste evento em Salvador. A secretária de Assistência Social do município de Boquim, Jane Almeida dos Santos, destaca a importância do Encontro. “Vai ser muito importante esse encontro porque é um momento que estamos em fase de construção do SUAS (Sistema Único da Assistência Social)”, comenta. “Então é bom que nos aprofundemos em relação ao SUAS e é uma forma de fortalecer os próprios gestores da Política de Assistência nesse processo de construção. Está sendo um avanço muito grande para o nosso Estado essa participação de gestores nesse encontro. Hoje a gente vê que a assistência aqui está se concretizando e a união desses gestores fortalece mais ainda para as conquistas do nosso Estado”, complementa a gestora.

Para o secretário da Assistência Social de Lagarto, Marciel Carvalho, o Encontro será marcado por um grande intercâmbio. “Vai ser bom para aprofundar nossos conhecimentos sobre o SUAS e a comunicação que vamos ter com outros gestores vai valer a pena”, comenta. “Está sendo um avanço aqui porque os municípios estão indo participar desse encontro e isso só vem a fortalecer a assistência social no nosso Estado”, opina.

A secretária de Ação Social de Porto da Folha, Maria das Dores Oliveira, acredita que o Encontro traduzirá grande aprendizado no processo de implementação da assistência enquanto política pública. “Espero que seja muito proveitoso esse Encontro e que a gente se situe mais em toda essa nova política de assistência social”, diz. “Vai ser muito importante esses dias porque vai ser discutida toda essa nova política”.

O secretário de Assistência Social, Trabalho e Economia Solidária de Japaratuba, José Adelmo dos Santos, também não esconde o entusiasmo. “É uma interação sobre o que ocorre na política de assistência em nível nacional, suas inovações e uma troca de conhecimentos e experiências entre as diferentes localidades”, resume o gestor.
A presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Lizandra Vieira de Oliveira, destaca a importância do intercâmbio entre gestores e técnicos da política de assistência social no país. “Conhecer a experiência de outros municípios, fazer intercambio já que são secretários de todo o Brasil que vão está presente nesse Encontro, então vai ser muito interessante porque vamos saber de que a forma a política de assistência está sendo implantada nos municípios e vamos fazer uma relação com o nosso Estado”, comenta Lizandra.

A assistentes social Maria Clemilde da Silva, que representará o município de Pirambu no evento, não esconde a expectativa. “É grande a expectativa desse encontro porque é uma troca de conhecimento”, diz. “Eu sempre que posso estou buscando novas informações e experiência. A gente que trabalha na assistência é sempre bom participar desses eventos porque o Sistema Único da Assistência Social é novo e temos que aprender. Acho que Sergipe está indo representar bem o Estado e isso é bom porque eu acho que, quanto mais gente participa, mais o Ministério de Desenvolvimento Social vai olhar pelo nosso Estado e vê que os profissionais estão envolvidos”.

Também estão participando do evento, técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Aracaju (Semasc) e da Secretaria de Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.